Primeiro, você atrai…



Aliás, primeiro, eu peço desculpas. Tenho andado tão ocupado esses dias que não consegui manter meu objetivo de postar pelo menos uma mensagem diária (segundas a sextas, pelo menos). Para compensar, hoje vou postar uma tradução (livre, claro) de mais uma mensagem do Ben McConnell, do blob Church of the Customer. A mensagem em inglês chama-se Atraction method # 1, o que não deixa de ser uma promessa de que haverá outras mensagens com esse interessantíssimo conteúdo. Mas vamos à minha tradução:


“Na semana passada, minha amiga Christine parou em uma HomeMade Pizza. É uma rede de pizzerias de Chicago, com 20 lojas, que faz pizzas semi-prontas que você leva para assar em casa.


Enquanto pagava, Christine preencheu um cadastro (opcional) para contato. No dia seguinte, chegou este email na caixa de entrada de Christine.


Olá,


Meu nome é Mike e sou o Gerente da HomeMade Pizza em Evanston. Eu queria apenas agradecer a você por escolher HomeMade. Nós sabemos que existem montes de lugar que você podia escolher para jantar, pois realmente apreciamos o fato de ter optado por nós.


E, se não for muito trabalho, gostaríamos de ouvir o que você pensa. Você tem dúvidas ou comentários a respeito da sua experiência com a HomeMade? Seja o que você, deixe-nos tomar conhecimento. Sinta-se à vontade para me ligar aqui na loja, ou enviar um email para (Ben não copiou o endereço, para evitar o uso por spammers).


Muito obrigado por experimentar HomeMade. Espero vê-la de novo em breve!


Diferentemente da maioria dos emails de empresas para clientes, Mike não estava vendendo nem promovendo nada. Ele estava atraindo. Ele estava seguindo o primeiro mandamento do “transforme seu cliente em evangelista”: forneça feedback ao seu cliente. É anti-venda – e é magnético.


Christine enviou uma resposta para o Mike, dizendo que tinha adorado a pizza e a experiência com a loja. No dia seguinte, outro email chegou, desta vez de um vice-presidentes da HomeMade.


Olá, Christine – eu queria apenas agradecer você pelo simpático email para o Mike! Bem sucintamente, estamos felizes que você finalmente teve uma chance de nos conhecer e, claro, ainda mais felizes em saber que o seu pessoal gostou de tudo – fantástico! Espero que você esteja planejando voltar logo – estamos ansiosos para vê-la de novo.


E mantenha-se em contato – se tiver quaisquer dúvidas/comentários/sugestões, adoraríamos ouvi-las – queremos ter certeza de que estaremos mantendo-a satisfeita.


Obrigado de novo pelo ótimo feedback, Christine, nós realmente ficamos felizes!


Shane


Dois emails de pessoas que certamente têm muitas responsabilidade e que não se escondem atrás de um manto de invisibilidade corporativa.


E que tampouco vendem. Nem uma oferta. Uma promoção sequer. Ou um ar de grandiosidade.


Atração total.”