Prioridades de pagamento da Baixa Renda: pesquisa do instituto Fractal



(Aproveitando o embalo do post anterior, vou reproduzir aqui textos de outro dos meus gurus, Luis Alberto Marinho, especialista em varejo, entre outras coisas. O texto abaixo saiu no Blue Bus – www.bluebus.com.br. Menos a última coluna, incluindo a lista, que pertence ao blog do Marinho – http://marinhonoblog.blogspot.com/. São leituras diárias imprescindíveis)

 

Pesquisa do Instituto Fractal, feita com mais de 3 mil pessoas em 8 cidades diferentes (Rio, Sao Paulo, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba, Ribeirao Preto e Campinas), revelou que os brasileiros mais pobres, que dependem essencialmente do parcelamento para realizar seus sonhos de consumo, querem do sistema financeiro aprovaçao rápida do crédito, limites compatíveis com os produtos que eles desejam comprar, maior prazo para o primeiro pagamento e juros baixos.

Mas é justamente aí, nesse último item, que mora o perigo. A mesma pesquisa diz que a imensa maioria desses consumidores de baixa renda (82%) nao sabe qual a taxa de juros que paga em suas prestaçoes. O que importa de verdade para essa gente é o tamanho da parcela mensal. Se ela couber no orçamento doméstico, eles fecham a compra, sem olhar direito, afinal, por quanto aquele produto está saindo.

 

A pesquisa do Fractal também fez uma lista de prioridades de pagamento da baixa renda, ou seja, a ordem em que as contas são pagas a medida que o dinheiro vai entrando. Veja abaixo a tabela completa com as 20 primeiras dívidas pagas pelos brasileiros mais pobres:



1) Conta de luz
2) Conta de água
3) Parcela emp/CDC obtido p/ financeira
4) Conta de telefone fixo
5) Crédito para celular
6) Fatura do cartão de crédito
7) Parcela mensal do empréstimo bancário
8) Conta de telefone celular
9) Aluguel da residência
10) Boleto bancário
11) Prestação mensal do automóvel financiado
12) Recarga do bilhete único
13) Condomínio
14) Mensalidade escola/faculdade
15) Utilização do limite do cheque especial
16) Despesas com médico/dentista
17) IPTU
18) Prestação da casa própria
19) Seguro do automóvel
20) Taxa de lixo

 

(O Marinho também tem um boletim na BandNews. O texto é praticamente o que está acima. Quem quiser ouvi-lo pode clicar aqui: http://www.bandnewsfm.com.br/pop_audio.asp?MMS=http://www.bandnewsfm.com.br/audio/LMARINHO_1604.mp3&ID=20646