que surgem para balizar estratégias no ambiente digital. Na tarde desta
quarta-feira (4), uma sequência de três painéis do ProXXIma 2011 mostrou
pesquisas inéditas do setor. Com uma visão global e privilegiada sobre o
mercado, Greg Dale, COO do ComScore, revelou que 57% dos usuários de
internet no mundo estão divididos entre Estados Unidos, China, Brasil,
Rússia e Índia. Outro dado apresentado é que, dentre os mercados
emergentes, China, Índia e Brasil possuem os maiores índices de
audiência, nesta ordem. “Nesses países, percebemos uma importância
grande dos cyber cafés e computadores compartilhados”, disse. O
executivo, considerado uma das principais fontes mundiais de análise
dados no ambiente online, revelou que o meio pelo qual a internet é
acessada varia muito dependendo do horário do dia – à tarde, lidera o
PC, enquanto que, no período noturno, cresce o acesso via smartphones e
tablets.
Fabia Juliaz, VP do Ibope, apresentou que, quanto
maior a renda da população no Brasil, maior sua convergência e interação
com diferentes meios. Ela disse que 27% dos brasileiros consomem
conteúdo da TV e internet, simultanemente. Outro dado interessante é
que, no País, diferentemente do resto do mundo, 62% das pessoas que
postam algum dado na web recebem retorno da sua rede – sejam amigos ou
empresas. “Detectamos também que o messenger ainda tem uma forte
influência no Brasil para troca de informações entre os usuários”,
completou.
A tarde de debates também contou com a participação de Juliano Marcilio, da Serasa Experian. Ele apresentou a ferramenta Hitwise,
desenvolvida globalmente pela empresa e capaz de monitorar com
precisão, em períodos de tempo muito recentes, o movimento digital de
mais de 25 milhões de internautas em todo o mundo, sendo 500 mil
brasileiros. “Descobrimos que as categorias mais populares na internet
brasileira, na semana passada, foram as ferramentas de busca, as redes
sociais e, em terceiro, os serviços de e-mail marketing”, disse.
Marcilio também prevê que, no início de 2012, o Facebook terá
ultrapassado o Orkut em audiência. “É um fenômeno natural que vai tirar o
Facebook da segunda colocação e inseri-lo na liderança no Brasil”,
analisou.