A comScore acaba de publicar o relatório do seu estudo sobre atitudes e comportamento de pessoas que assistem programas de TV online. Foram ouvidos 1.800 usuários de Internet nos EUA, agrupados por pessoas que assistem programas de TV exclusivamente na TV (65%), pessoas que assistem programas de TV exclusivamente online (6%) e pessoas que assistem os programas nas duas plataformas (29%). O estudo foi realizado por Tânia Yuki, diretora da comScore, e apresentado originalmente na conferência ARF Re:think, em 23 de março passado.
Entre as principais descobertas do estudo, segundo a pesquisadora, está o fato de que “apesar de alguns analistas sugerirem que a mudança para vídeo online reflete o desejo dos consumidores de assistirem menos comerciais, nossa pesquisa sugere que, em muitos casos, os espectadores de TV online têm de fato uma tolerância mais alta a mensagens comerciais do que o volume que recebem atualmente. Essa descoberta, naturalmente, sugere que existe receita de publicidade abandonada na mesa e que as empresas de mídia ainda não extraíram o valor total do meio online”.
O estudo também analisou as motivações para se assistir TV online. Os resultados não apresentaram tantas surpresas: a principal motivação para 75% dos espectadores de conteúdo online é poderem assistir os programas no momento em que desejam.
Leia mais no release da comScore (em inglês).