Foi publicado o Relatório Best Global Brands 2010. Sem novidades na liderança, Coca-Cola, mas com um sério alerta: o consumidor já não demonstra tanta confiança nas marcas. Considerando que o poder de uma marca é o reflexo direto da confiança que o consumidor deposita nela, fica claro a necessidade de uma mudança urgente na forma como as empresas se relacionam com os seus consumidores.
Entre as conclusões do Relatório, destacam o que é chamado de “ícones de confiança equivocada”, no caso a repercussão rápida, graças à Internet principalmente de dois eventos, a recessão da economia mundial e o vazamento de petróleo no poço da BP no Golfo do México.
Outro ponto levantado foi que o consumidor tornou-se parte ativa na relação marca/cliente e suas vozes soam cada vez mais amplificadas. O desafio das marcas, portanto, é responder imediatamente, com sinceridade e relevância, ou optar por se comprometer de forma irrevogável. “A BP era valiosa e, nesta edição, não figura mais no ranking das 100 marcas. A empresa sofreu um acidente terrível e nenhuma empresa suporta isso. Pior: traiu de verdade ao quebrar a imagem passada inclusive pelo lema ‘beyond petroleum’ (além do petróleo), associado à marca”, afirmou a Meio & Mensagem o diretor geral da Interbrand Brasil, Alejandro Pinedo.