A questão é simples, na verdade: a sua empresa utiliza o
celular, principalmente os smartphones, como ferramenta de relacionamento com
seus públicos?
O mais provável, sejamos sinceros, é que não. Apenas 5% das
empresas brasileiras estão no nicho do que se poderia chamar “empresas móveis”,
que são aquelas que tem site móvel, oferecem aplicativos para smartphones e
SMS. Também contam pontos se usam soluções corporativas nessas plataformas,
fazem vídeos para celulares e/ou publicidade móvel. A definição é de um estudo
promovido entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010, pela Mowa, e que avaliou
a “mobilidade” entre as empresas que estão listadas como as 500 maiores e
melhores da revista Exame.
Segundo a pesquisa, 31,25% das empresas do setor de
Telecomunicações possuem iniciativas nas três frentes avaliadas. Esse é o setor
com maior número de empresas presentes no mercado móvel. Em seguida aparecem as
áreas de Eletroeletrônicos (26,32%), Farmacêutica (10%), Indústria Digital (9%)
e Automotiva (7,7%).
Não surpreendentemente, o SMS é o recurso mais popular entre as
empresas. 22% delas já realizaram ações corporativas por meio de SMS. Segundo a
Mowa, esse recurso vem sendo utilizado para promoções e também na autenticação
de operações de compra e venda.
Executivos da Mowa mostraram-se decepcionados com os
números, na medida em que o Brasil é o 5º maior país em uso de celulares no
mundo. Para ser franco, eu não me surpreendo com isso: as operadoras no Brasil
fazem um excelente serviço para dificultar o uso de seus próprios serviços –
que é ruim e caro.
Fonte: Geek (via Adnews)