Oficialmente, Nelson Farris é Director of Corporate Education, mas prefere ser chamado de Chief Storyteller, algo como “chefe da contação de histórias”. Mais do que interessante, porém, o título é bem adequado a uma empresa que resolveu se diferenciar da concorrência explorando o imaginário.
Farris abriu a Cards & Payments Loyalty Conference, realizada em Orlando, Florida, no início deste mês, contando as histórias da empresa para a qual trabalha praticamente desde o seu início, quando ainda era conhecida por Blue Ribbon Sports. Naquela época, Farris usava a caçamba de sua caminhonete para vender tênis aos corredores do sul da Califórnia.
De acordo com Farris, o fundador da Nike, Phil Knight, levou sua pequena empresa de calçados esportivos a se tornar a marca gigante que é hoje através de inovação e, mais importante, confiança. Ele confiava que os corredores e atletas amariam seu produto. Ele confiava que seus funcionários trariam grandes idéias. E seus funcionários confiaram em sua visão.
Simples assim.
Em próximos posts, vou contar outras histórias da Cards & Payments Loyalty Conference. Como foi o processo de fusão entre a Delta e Northwest. Como o US Bank transformou o que era inicialmente um “back-up plan”, para reduzir os danos do provável desaparecimento do cartão NWA WorldPerks Visa em um case de inovação e tremendo sucesso. E outras.