Tendências do mobile marketing para os próximos anos

Portal ProXXIma:

Christine Herrington, co-fundadora da SEO Skye e especialista em mobilidade, acaba de publicar o artigo ´Unlocking The Mystery Behind Mobile Marketing´ onde revela oito tendências que considera chave para os próximos anos. O texto completo está disponível aqui.

1) Aumento dos gastos com publicidade móvel
A especialista cita a Forrester para afirmar que a publicidade móvel
nos Estados Unidos terá uma expensão de um bilhão de dólares em 2011. Em
2014, foi projetado que o mercado vai mais que dobrar e alcançar os
US$2.5 bilhões.

2) Smartphones estão começando a dominar a América
Herrington usa também pesquisa da eMarketer para constatar que nos
Estados Unidos mais de 60 milhões de pessoas já tem smartphones. Até o
final do ano, a empresa espera que os dispositivos atinjam 73.3 milhões
de pessoas. Até chegar em 2015, representando uma fatia de 43% da
população americana.

3) Demanda por tablets está aumentando
Na corrida pela vendas dos tablets, Samsung, RIM, Motorola, entre
outros fabricantes, investem forte na produção dos aparelhos para bater o
iPad. O tablet de Steve Jobs deve registrar 24 milhões de aparelhos
vendidos até o final do ano e dominar o mercado com 80% do market share.

4) Inovação em aplicações móveis
Uma das próximas tendências será, afirma a especialista, a navegação
cada vez mais simples em sites e apps. E isso envolve aumentar a
velocidade em que o site é carregado, renderização de imagens e
acessibilidade.

5) Investimento móvel nas redes sociais
De todas as categorias, as que mais crescem entre os usuários, de
acordo com a Nielsen, são as de rede sociais. E a Blue Fountain Media
descobriu que os americanos gastam um de cada seis minutos utilizando as
redes, algo que oferece uma grande oportunidade de marketing para
aumentar o tempo de exposição da marca.

6) Geolocalização
Os usuários não querem apenas fazer atualização do perfil, eles querem
dizer onde estão e ganhar com isso. Um estudo da SNL Kagan afirma que
estas redes como o Foursquare e Gowalla tiveram um crescimento
“explosivo” em 2010.

7) Quem é melhor: aplicações ou sites móveis?
Ainda não está claro sobre qual é o melhor formato para os negócios.
Especialistas dizem que depende do que o cliente que realizar com a
campanha. A Geekwire afirma que os sites móveis são melhores para
atingir uma grande audiência, enquanto os aplicativos para quem quer uma
melhor performance, por exemplo.

8) Acessibilidade
A oitava e última tendência dos usuários para os próximos anos é a
construção de sites móveis de fácil acesso e informações disponíveis
rapidamente. De acordo com a especialista, se isso não for possível o
usuário vai se irritar e abandonar a navegação, buscando muitas vezes, o
conteúdo na concorrência.