O IBOPE Nielsen Online apresenta dados da internet brasileira. Em agosto de 2009, 37,3 milhões de pessoas usaram a internet no trabalho ou em residências, crescimento de 2,3% sobre os 36,5 milhões registrados no mês de julho. A quantidade de pessoas com acesso no trabalho ou em residências, que era de 44,5 milhões, cresceu 5% e chegou a 46,7 milhões.
O Instituto projeta a existência de 64,8 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros), considerando os brasileiros de 16 anos ou mais de idade com posse de telefone fixo ou móvel.
As categorias com maior crescimento proporcional do número de usuários na navegação no trabalho e em residências em agosto na comparação com julho foram Educação e Carreiras, com aumento de 7,2%, Notícias e Informações, com evolução de, 4,4%, e Governo e Entidades sem Fins Lucrativos, com crescimento mensal de 2,7%.
A radiografia do Ibope gera informações e dados precisos sobre audiência única, audiência duplicada, origem e destino das visitas dos sites, time spent, entre outros. É possível gerar inúmeros rankings, sob variados critérios, incluindo ou não aplicativos, por empresas controladoras, por marcas, por sites, por domínios ou por categorias.
O IBOPE ressalta que a posição de “líder em audiência” pode ser ocupada por diferentes organizações ou marcas, de acordo com o tipo de critério utilizado no ranking. Por esta razão, o IBOPE Nielsen Online recomenda que a divulgação de rankings seja evitada e desaprova a citação de nome de empresas concorrentes em anúncios de qualquer natureza.