Vendas de notebooks devem superar as de desktops no Brasil em 2010



Artigo do Luiz Alberto Marinho para Blue Bus:

 

No Brasil, as vendas de computadores para empresas estao em queda. Em compensaçao, os usuários domésticos estao comprando como nunca. Dados do IDC, uma das maiores empresas de monitoramento do mercado de tecnologia do país, mostram que no 3o trimestre de 2009 o volume de vendas foi praticamente igual ao do 3o trimestre de 2008. Porém, enquanto os usuários corporativos diminuíam suas compras em quase 20% na comparaçao com o ano passado, as famílias brasileiras adquiriam cerca de 2 milhoes de computadores entre julho e setembro, 8,5% mais que em 2008.

Segundo Luciano Crippa, analista de mercado do IDC, devem ser vendidas no Brasil este ano 11,3 milhoes de unidades, praticamente 4% menos que em 2008. Quem terá puxado esse percentual para baixo terá sido justamente o mercado corporativo, que deve cair 19%. Já os usuários domésticos devem elevar suas compras em 8%. A explicaçao para isso é simples. As empresas fecharam seus orçamentos para este ano no meio da crise, por volta de outubro ou novembro de 2008. Muitas, com receio das turbulências, suspenderam novos investimentos até segunda ordem. Por outro lado, com renda em alta, crédito novamente disponível e confiança no futuro, o consumidor brasileiro está indo as compras. E computador é item considerado cada dia mais essencial por todo mundo. Para você ter uma idéia do tamanho do mercado potencial de computadores no Brasil, basta dizer que apenas 25% dos lares de Classe C tem um desses equipamentos.

Agora, tem um detalhe bem interessante. O brasileiro comum está comprando mais notebooks do que computadores de mesa. Dos 7,1 milhões de PCs vendidos para pessoas físicas este ano, cerca de 43% serao notebooks. O IDC estima que em 2010 a venda total para o mercado doméstico cresça 6%, puxados justamente pelos notebooks e netbooks. Se essas previsoes se confirmarem, pela primeira vez na história mais da metade ou, para ser mais exato, 55% dos computadores vendidos para clientes domésticos serao portáteis. Para terminar, vale dizer que já somos hoje o 6o maior mercado mundial de computadores, atrás apenas de EUA, China, Japao, Reino Unido e Alemanha. Em 2010 devemos pular para a 5a colocaçao.

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