Você sabe por que a hora nos anúncios é sempre 10:10?

As tentativas de explicação são muitas – inclusive algumas bem na linha das teorias da conspiração.

Um artigo do site Mental Floss conta que, nos EUA, há o mito persistente de que a posição dos ponteiros seria uma homenagem a Lincoln, Kennedy e Martin Luther King, que teriam sido assassinados naquela hora. Falso. Lincoln, o que passou, digamos assim, mais perto disso, foi atingido às 10:15 da noite e morreu na manhã seguinte, às 7:22. Kennedy foi baleado às 12h30 e declarado morto a uma da tarde. E MLK recebeu o tiro às 6:01 da tarde, vindo a morrer pouco mais de uma hora depois, às 7:05.

Outro mito recorrente é que 10:10 foi o horário em que explodiram as bombas sobre Hiroshima e Nagasaki. Também falso. A primeira bomba, Fat Man, foi lançada em Hiroshima às 11:02 da manhã e a segunda, Little Boy, em Nagasaki, às 8:15 da manhã.

A resposta, como você já devia desconfiar, é mais prosaicas: os ponteiros são colocados naquela posição específica por razões estéticas. Ou estético-comunicacionais, se quisermos acrescentar uma pitada de complexidade. Senão, vejamos…

  1. Com os ponteiros marcando 10:10, eles não se sobrepõem, ficando assim completamente visíveis e permitindo que seus detalhes de estilo sejam admirados.
  2. O arranjo dos ponteiros é simétrico, e a simetria é algo que a maioria das pessoas considera mais agradável do que a assimetria, tornando o produto mais atraente para os potenciais compradores.
  3. A marca do fabricante geralmente fica logo abaixo do 12 e a posição dos ponteiros no 10:10 não apenas dá lhe visibilidade como cria uma bela moldura.
  4. Outros elementos da face do relógio, como a janela da data e mostradores secundários, ficam geralmente perto do 3, do 6 ou do 9 – a posição dos ponteiros no 10:10 deixa-os visíveis.
  5. A posição dos ponteiros no 10:10 dá uma “expressão de alegria” aos relógios. [Segundo a Timex (que, aliás, coloca os ponteiros dos seus relógios marcando exatamente 10:09:36!), o padrão usado anteriormente era 8h20, mas isso fazia com que o relógio ganhasse uma “expressão triste”. Ocasionalmente, ainda vemos esse antigo padrão em relógios nos quais o logotipo do fabricante fica na parte de baixo da face, acima do 6.]

Fonte: Mental Floss

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