Yang sai do Yahoo; dizem que é apenas o primeiro

Em janeiro de 1994, Jerry Yang fundou, juntamente com David Filo, um website da engatinhante Internet denominado “Jerry and Dave´s Guide to the World Wide Web” ou, segundo outras fontes, “David and Jerry´s Guide to the World Wide Web”, que era basicamente um diretório de outros sites, organizados em uma hierarquia.

A esta altura, a denominação correta tem pouca importância, porque três meses depois, em abril daquele ano, o diretório adotou o nome Yahoo!, um acrônimo para “Yet Another Hierarchical Officious Oracle”. “Oracle” não tinha nada a ver com a empresa, mas com o fato de que eles pretendiam haver criado “uma fonte de verdade e conhecimento.

Seja como for, o fato é que empresa cresceu como um foguete e, em março do ano seguinte, virou uma Inc., ou seja uma sociedade anônima. Um ano depois, em abril de 1996, a empresa fez um IPO que bateu na época todos os recordes. De certa forma, a sua abertura de capital deflagrou um processo que culminaria na bolha da Internet, que estouraria em meados do ano 2000.

Nos últimos anos, o Yahoo vinha apresentando problemas e Jerry deixou a presidência da empresa em 2009, após rejeitar uma oferta de aquisição feita pela Microsoft — a empresa de Mr. Gates estava disposta a pagar 44 bilhões de dólares pelo “diretório”. Ele retira-se agora do Conselho da empresa. Diz o site allthingsd.com que Jerry é apenas o primeiro a sair da empresa; outros quatro membros do conselho se demitirão em breve:  Roy Bostock, Arthur Kern, Vyomesh Joshi, e Gary Wilson.

Fonte: ProXXIma