Não existe pós-crise

O valor do Mercado Livre ultrapassou o Itaú – isto nos faz refletir que a administração de negócios no digital exige mudanças que começam com o entendimento do que está acontecendo. A pandemia, por exemplo, é uma crise de um sistema hiperconectado que sofre com processos analógicos.


É provável termos outra pandemia o ano que vem, e talvez a gente não se livre disto tão cedo. Isto significa que para atender um mundo de 8 bilhões de pessoas, os produtos e serviços devem chegar nos consumidores com flexibilidade de tempo e espaço. Mais, a qualidade deve depender exclusivamente da decisão do consumidor. Ele clica nas estrelas, likes e deixa comentários. Além de medir a qualidade, isto vai servir para controlar o acervo. A IA, por sua vez, personalizará em grande escala.

Quanto aos colaboradores, a performance será a única métrica para o sucesso. Receber feedback de gente despreparada e pagamento de salário mensal fixo para quem não entrega serão coisas do passado. Todos passarão pela avaliação direta do cliente pelos mesmos likes do parágrafo acima. A gente espera que o blockchain, por sua vez, garanta regras justas para todos na medida que seja mais fácil de usar e mais acessível a todos, inclusive às PMEs.

É mais mudança de mindset do que de tecnologia.

Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima