em torno do lago / fundo tudo de pronto silencia / a perspectiva do salto
Este haikai faz parte de um livro – a perspectiva do salto – que está pronto para sair do casulo e transformar-se em uma linda borboleta com asas formadas por 37 haikais belamente ilustrados. Para essa metamorfose, seu autor – e autor também deste blog – conta com a colaboração de seus leitores.
Antes de explicar como pode se dar essa colaboração, porém, vamos entender o que é um haikai.
O haikai (ou haiku, como é conhecido fora dos países de língua portuguesa) é um tipo de poema curto originário do Japão. suas raízes remontam ao século XV, quando se tornou muito popular um tipo de poesia colaborativa chamado renga, em que poetas juntavam-se e criavam estrofes curtas que formavam um longo poema. a primeira estrofe desses poemas. Eventualmente transformou-se em um estilo poético por si – um haikai. E finalmente alcançou a estatura de uma verdadeira arte no século dezessete, sob a batuta de matsuo basho, o mais famoso poeta japonês do período edo.
Tradicionalmente consiste de 17 sílabas — na verdade, 17 “on”, que é a palavra japonesa para “som” e significa “unidades fonéticas”, diferentes em sua essência do que chamamos sílabas em português – em três versos no padrão 5-7-5. Tem por essência o “kiru”, ou “corte”, justaposição de duas imagens ou ideias e o “kireji” (“palavra que corta”), permitindo que o leitor ou o ouvinte vá além do que está escrito ou falado. Na cultura japonesa, a beleza está no que não é dito, na liberdade para a imaginação. assim, o “kireji” funciona como os espaços em brancos na pintura japonesa. minimalista ao extremo, um haikai pode expressar qualquer coisa e tudo em pouquíssimas palavras.
Quanto à colaboração, é simples: basta reservar seu exemplar agora.
Há uma clara vantagem financeira: neste pré-lançamento, o exemplar custa R$ 49,90 (frete grátis para todo o Brasil). Depois o lançamento, o preço será de R$ 64,90 + frete.
Mas há também um “brinde emocional”: o nome de quem fizer a reserva fará parte do livro, impresso na página Agradecimentos. E poderá incluir o nome dos presenteados – será um presente em dobro!
O pagamento deve ser feito via pix – chave pix: (11)98891-8744) – e os nomes para impressão devem ser enviados para o email [email protected].
Segue outro haikai (que o autor escreveu rememorando o Parque 13 de Maio, local querido de sua adolescência em Recife):
armações enferrujadas / velhos edifícios inacabados / mariposas brancas