O projeto tem como objetivo ajudar indivíduos, agências governamentais, fundações e formuladores de políticas a se prepararem melhor para futuras epidemias e impedir que se tornem pandemias. Quando as organizações perceberam a crise atual, quase todos os países não estavam preparados para impedir a propagação do vírus ou tratar suas vítimas. A premissa é que as organizações podem projetar objetos, serviços, ambientes e outros elementos que moldam as atividades diárias, para ajudar a diminuir a frequência das epidemias, retardar sua transformação em pandemias e tornar o protocolo de quarentena mais eficaz no caso de um surto.
A iniciativa foi desenvolvida pelos professores da Universidade de Harvard, Patrick Whitney e André Nogueira, que convidaram um pequeno número de professores de algumas universidades ao redor do mundo para o projeto. O grupo do Mackenzie Campinas representará o Brasil na pesquisa.
No momento, a iniciativa possui três projetos independentes e interconectados: Remember Now, Sketch Tomorrow e Prototype Futures. O Remember Now é a primeira fase e aplica técnicas de etnografia remota para coletar dados sobre como as pessoas em todo o mundo estão lidando com a pandemia do covid-19 e gera insights sobre os padrões da vida cotidiana.
Sob coordenação das professoras Larissa Ferrer Branco e Alessandra Cristina Santos Akkari, e participação das professoras Marlucy Godoy e Maria Thereza Rosa, o projeto integrador contará com a participação de 20 alunos que coletarão e discutirão dados para fomentar a pesquisa. A ideia é que a iniciativa se torne um Projeto de Extensão, com duração de dois anos, e mostre o trabalho desenvolvido por meio de publicações de artigos sobre o tema, seminários e painéis com os resultados de cada etapa.