Burger King, Casas Bahia e Doritos foram as marcas que mais engajaram nas redes sociais no Mês do Orgulho

Estudo divulgado pela Emplifi revela que em 2021, o número de posts ligados à causa LGBTQIA+ cresceu 44% em comparação com 2020

A Emplifi, – nova marca da Socialbakers – e plataforma de experiência do cliente (CX) apoiada pela Audax, realizou uma análise de conteúdo do mês de orgulho LGBTQIAP+ focado no posicionamento das marcas nas redes sociais. A cada ano, e ainda mais em 2021 diante da ameaça do PL 504/20 — que propunha a proibição da veiculação de publicidade com pessoas LGBTQIAP+, mais empresas se posicionaram e mostraram seu apoio à causa por meio de conteúdo afirmativo ou campanhas que reverteram em ações de assistência para a comunidade. Para esse estudo, a Emplifi analisou postagens de junho de 2020 e 2021 feitas por marcas brasileiras em suas páginas de Facebook e perfis de Instagram e Twitter.

Em 2021, comparado com 2020, houve um maior volume de posts e interações ligados à causa LGBTQIAP+. Em um ano, o número de posts cresceu em 44% e as interações subiram 56%. Em 2020, foram contabilizados 2.187 posts com 2.297.851 interações. Já em 2021, houveram 3.157 publicações somando 3.581.742 interações.

Engajamento por plataforma
Em 2020, a porcentagem de interação no Instagram era de 83%, passando para 75% em 2021. Apesar da queda, a plataforma ainda lidera as interações. Mas as outras redes registraram um aumento na taxa de engajamento. No Twitter passou de 2% a 6% em um ano, já o Facebook registrou um aumento de 15% a 19% na interação de posts relacionados à comunidade LGBTQIAP+.

Engajamento por indústria
O estudo também revelou quais indústrias têm o maior número de interações em postagens ligadas à comunidade LGBTIQIAP+. O setor de Varejo, E-commerce e Fast Food lideram em 2021, enquanto Beleza, Moda e E-commerce encabeçaram o ranking de 2020. A Emplifi também aponta que as mudanças no ranking se referem a marcas pontuais que apresentaram destaque expressivo em seus conteúdos proprietários.

Os resultados de Fast Food foram influenciados por Burger King e os de Ecommerce, por Mercado Livre. Já o destaque de Varejo foi resultado do vídeo de Casas Bahia com os ex-BBB Gil do Vigor e Lucas Penteado.

Marcas com maior número de interações em posts LGBTQIAP+
Entre as empresas que mais tiveram interações em suas postagens sobre LGBTQIAP+ temos Casas Bahia, Burger King Brasil, Netflix e Doritos. Além das marcas citadas acima, Amaro, Amstel e Bradesco também investiram pesado em postagens relacionadas ao mês do Orgulho.

Top 10 marcas com mais engajamento em conteúdo LGBTQIAP+ no Facebook
Casas Bahia – com 559.449 interações
Pão de Açúcar – com 109.048 interações
Burger King Brasil – com 66.358 interações
Crocs – com 24.586 interações
Ambev – com 18.506 interações
Qualicorp – com 16.832 interações
Grão de Gente – com 14.973 interações
TIM Brasil – com 11.970 interações
LATAM Airlines – com 11.595 interações
Imovelweb – com 7.579 interações

Top 10 marcas com mais engajamento em conteúdo LGBTQIAP+ no Instagram
Burger King Brasil – com 399.307 interações
Netflix Brasil – com 275.755 interações
Casas Bahia – com 157.032 interações
Riachuelo – com 80.348 interações
Ambev – com 77.302 interações
TAG – Experiências Literárias – com 68.392 interações
Hering Oficial – com 54.441 interações
Playstation Brasil – com 49.017 interações
Risqué Friends – com 48.808 interações
O Boticário – com 44.675 interações

Top 10 marcas com mais engajamento em conteúdo LGBTQIAP+ no Twitter
Doritos – com 47.746 interações
Casas Bahia – com 45.919 interações
Ambev – com 29.518 interações
Burger King Brasil – com 20.680 interações
TIM Brasil – com 12.013 interações
Submarino – com 8.004 interações
Netflix Brasil – com 7.660 interações
Magazine Luiza – com 4.669 interações
Coca-Cola Brasil – com 3.557 interações
Trident – com 3.144 interações