O natal é uma das épocas do ano de maior consumo. E com a data se aproximando, preparar seu site para ter um bom desempenho nesse período é fundamental. Por conta disso, o marketing de performance está se tornando cada vez mais necessário para as empresas, isso porque identifica se o investimento feito nas mídias digitais está dando retorno ou não. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, em parceria com a Elo, 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online durante o primeiro semestre de 2020, um crescimento de 40%. Em épocas de muito consumo, como o natal, na qual as marcas investem em marketing digital, analisar se esse investimento está tendo o resultado esperado é essencial para que o cliente visite seu site.
“Durante todo o mês de dezembro as pessoas já buscam por presentes na internet, é um mês que é necessário que a performance do seu site tenha um bom desempenho 24 horas por dia e sete dias por semana. Por ser altamente trackeavel e mensurável, o marketing de performance é um investimento de baixo risco e de alcance alto. Além da oportunidade de poder impactar pessoas em celular, computador, TV conectada, etc”, explica Rebecca Fisher, cofundadora e CPO da Divibank, plataforma de financiamento de marketing digital.
Pensando nisso, eles prepararam cinco dicas para ajudar seu site com o marketing de performance em épocas de grande consumo. Confira abaixo:
Teste a carga de seu site
O teste tem como finalidade simular o uso do website por um determinado número de pessoas em um intervalo de tempo. Isso faz com que podemos nos prevenir e encontrar falhas no código para serem melhoradas e trazer uma experiência positiva e rápida para todos os usuários.
Monitore a velocidade do seu site
Para evitar lentidão em seu e-commerce, vale usar ferramentas de testes de velocidade de site. Esse tipo de teste permite que você monitore a velocidade da sua página e também oferece dicas sobre como melhorar os pontos fracos dela. Desse modo, você pode conduzir as melhorias necessárias no momento em que elas são exigidas.
Remova banners e popups intrusivos
Pop-ups podem ser difíceis de fechar no móbile e os usuários podem acabar fechando seu site. Além disso, banners e pop-ups podem conter imagens muito pesadas que demoram para serem carregadas no 3G/4G. Numa data como Black Friday, que muitas vezes as marcas direcionam usuários com mídia paga, é necessário evitar ao máximo que eles saiam do site antes de poder visualizar as promoções.
Website responsivo para todos dispositivos
Ter um site responsivo faz com que seja possível o acesso a mais pessoas, aumentando o seu alcance. Quanto mais seu site estiver pronto para que seja acessível em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, mais chances você tem de alcançar aquelas pessoas que têm buscado informações na rapidez e mobilidade.
Atualize os serviços usados pelo site
Assim como smartphones precisam de atualização para melhorar sua rapidez e respostas, os serviços usados no e-commerce precisam sempre estar atualizados para versões mais novas. Versões mais novas do CMS usado, do banco de dados e da linguagem de programação tem correções para falhas e otimizações para melhora de desempenho.
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