A pesquisa foi realizada no mês de junho com homens e mulheres, a partir de 14 anos de idade, através da sua base de colaboradores (que segundo eles é próxima a 20 milhões de pessoas).
As principais conclusões:
1. 4 em cada 10 proprietários de um BlackBerry e outra MARCA trocariam seu celulare por um iPhone;
2. Já entre os proprietários de iPhone e outras MARCAS, apenas 14% trocariam por um BlackBerry;
3. 97% dos iPhoners (forma carinhosa que encontrei para chamar o dono de um iPhone) recomendam a compra de um iPhone e 82% definitivamente serão leias a Apple na sua próxima compra, contra apenas 39% dos proprietários de BlackBerry;
4. Os “iPhoners” são em média mais masculinos do que a média do mercado. 15% dos homens entrevistados têm um iPhone, contra apenas 7% das mulheres.
Ou seja, se o BlackBerry tem como garoto propaganda o OBAMA, o iPhone aparentemente tem a preferência dos consumidores.
Do meu ponto de vista, são concorrentes enquanto forem vistos apenas como SMARTPHONES; porém, são especialistas. Um vence no ambiente corporativo, no envio de e-mails e o outro, vence na convergência das mídias e da tecnologia. O que aprendemos? Há espaço de sobra para os dois nessa guerra entre especialistas; mas, que de alguma forma, o poder da MARCA Steve Jobs, quer dizer, APPLE, pesa muito nessa história, principalmente com o seu poder de inovar.
Segue o link com a pesquisa completa: http://pub.crowdscience.com/Crowd-Science-Smartphone-Results.pdf