Trade Marketing Digital é uma estratégia que tem como objetivo aumentar as vendas de produtos online, melhorando a experiência do consumidor no meio digital e diminuindo a taxa de desistências de compra através da gestão dos canais.
Isso quer dizer que o foco está na experiência do usuário em e-commerces, páginas de venda, marketplaces e aplicativos de compra online. Tudo isso, por meio de ações para impactar nas decisões de compra e aumentar as chances de sucesso nas vendas.
Investir no trade marketing digital pode ajudar, também, a conquistar mais clientes nos pontos de vendas físicos. Isso acontece graças ao comportamento do consumidor, que está a cada dia mais híbrido, fazendo uma jornada de compra que passa tanto pelo meio digital quanto pelas lojas físicas.
Atualmente, o consumidor é chamado de omnichannel, ou seja, ele navega por ambientes físicos e digitais, escolhendo a melhor opção, seja por preço, comodidade, qualidade, facilidade de acesso, formas de pagamento ou experiências de outros usuários.
Para garantir o sucesso da estratégia de trade marketing digital, a Gofind, primeiro localizador de produtos omnichannel do Brasil, lista os cinco pilares essenciais. Confira:
1. Foco no consumidor omnichannel
Segundo pesquisa da Salesforce, o consumidor costuma ter de seis a oito pontos de contato com a marca antes de tomar a decisão de compra. Isso significa que é cada vez mais indispensável que as marcas se comuniquem com seus consumidores de forma personalizada e dinâmica.
O consumidor tornou-se omnichannel, ou, em outras palavras, multicanais. Isso quer dizer que estão conectados a todo momento, em várias plataformas, buscando sempre a melhor experiência de consumo.
Quanto antes as marcas entenderem que precisam oferecer uma experiência digital tão satisfatória quanto a experiência na loja física, melhor será a percepção do consumidor e maior será a sua chance de vender para ele novamente.
2. Otimização das vitrines digitais
É importante oferecer boas páginas de produtos, acessíveis, otimizadas para a melhor experiência do usuário possível, e que sejam intuitivas, responsivas para a navegação no celular e em outros dispositivos móveis. Também devem ser seguras, esclarecedoras e que facilitem a jornada de compra para que o usuário compre, indique e retorne em mais oportunidades.
3. Merchandising digital
É extremamente importante que as informações contidas nas páginas dos produtos online sejam relevantes e atualizadas, e que contenham imagens reais e atrativas dos produtos, dados técnicos, textos e imagens que ajudem a vender, informar e melhorar a experiência de quem compra online.
4. Ações promocionais
Uma parte fundamental de qualquer estratégia digital, além das páginas de produtos e vendas, é a ação de marketing que irá atrair os consumidores para o ponto de venda online. Além disso, é importante incentivar o consumidor a visitar seus canais de venda, sejam eles físicos ou digitais, oferecendo vantagens e outros atrativos.
5. Integração do Online e Off-line
Ser omnichannel é muito mais do que executar ações em múltiplos canais, é fazer com que estes canais online e offline estejam conectados e integrados, oferecendo a melhor experiência de compra para o consumidor moderno. Deixe que o seu cliente escolha o melhor meio para ele e facilite a tomada de decisão.
Um trade marketing bem executado ajuda a marca a se manter relevante para o consumidor e quando este busca por produtos e serviços online é necessário que sua empresa esteja preparada para importá-lo de forma positiva.
Por isso, invista seu tempo, esforço e recursos em implementar processos, planejamento estratégico, controle e análise dos indicadores de desempenho. Isso fará com que sua empresa alcance a excelência, independente do segmento.