Pesquisa inédita mostra o impacto econômico, cultural e social do YouTube no Brasil 

YouTube já é o segundo maior buscador do mundo
A plataforma de vídeos do Google fez uma parceria com a Oxford Economics para quantificar de forma independente as contribuições do YouTube para o Brasil e transformar os relatos de criadores e marcas em números. O estudo é inédito no país e os resultados nos revelaram um impacto positivo da plataforma no Brasil e na vida do brasileiro.
Os números gerais são impressionantes:  13 milhões de brasileiros com 18 aos ou mais consomem o YouTube mensalmente, mais de 20 mil canais têm mais de 100 mil inscritos e mais de 2 mil têm mais de 1 milhão de inscritos.
O relatório aponta 5 pontos cruciais:
1. Empreendedorismo: 88% dos empreendedores disseram que ter um impacto positivo em seus objetivos profissionais, 77% dos criadores concordam que oferece oportunidades para criação de conteúdo e geração de renda, 68% dos empreendedores crativos concordam que gerou oportunidades adicionais fora da plataforma.
2. Aprendizagem. 100% dos alunos relatam utilizar a plataforma como apoio para suas tarefas de estudo, 99% dos usuários relatam o uso para obter informações e conhecimento, 92% dos professores brasileiros que usam a plataforma afirmam seus conteúdos em suas aulas e 77% deles declaram que a plataforma contribui para o aprendizado dos alunos.
3. Diversidade. 99% das empresas de música, mídia e entretenimento veem papel positivo no encorajamento da diversidade entre os criadores, 94% dos usuários veem a plataforma como um lugar de diversidade, 75% dos criadores se dizem encorajados a criar conteúdos diversificados e inovadores, 78% dos usuários dizem que a plataforma permite ver conteúdos diferentes dos da mídia tradicional.
4. Expansão. 87% das empresas com um canal acham que a plataforma os ajuda a entender seus consumidores e 85% dizem que a plataforma desempenha papel importante, ajudando a aumentar a base de clientes, 92% das pequenas e médias empresas com um canal dizem que isso contribui serem encontrados mais facilmente e 85% concordam que anúncios na plataforma aumenta as vendas.
5. Ajuda durante a pandemia. 92% dos brasileiros dizem que a plataforma tem sido útil desde o início da pandemia e 85% concordam que o YouTube impactou positivamente na saúde mental e bem estar fisico nesse período.
Acesse o  relatório completo 

Fonte: ThinkWithGoogle