Seria essa tecnologia um martelo à procura de um prego?

Sim, estamos falando de blockchain.

E vamos falar algumas coisas que talvez você nunca tenha ouvido antes.
Para dizer a verdade, nem eu mesmo tinha ouvido algumas das “verdades” que Chris Herd, do newsletter Hackernoon praticamente jogou na minha cara.
Aliás, melhor do que tentar traduzir o que ele disse seja reproduzir suas exatas palavras. Vamos lá…
“Seu projeto com quase 100% de certeza não se beneficiará, nem mesmo em 1%, da escolha de usar blockchain. Você não [escolheu essa tecnologia] para usar em algo inovador que um banco de dados Oracle centralizado não poderia fazer vinte anos atrás. É isso que os influenciadores e engenheiros da blockchain que buscam ganhar dinheiro rapidamente deixam de compartilhar. Eles não estão fazendo absolutamente nada que seja novo ou inovador.
O que você está fazendo é criar um projeto para afagar seu próprio ego. Você não está usando a tecnologia blockchain porque precisa, está usando porque quer e pensa que isso impressionará outras pessoas. Isso é triste.
O mesmo é quase universalmente verdadeiro para IA e Machine Learning. Ambos apodreceram para se tornarem adjetivos vazios usados ​​para descrever funções que também não têm características. Eles representam pouco mais do que truques sofisticados de salão que envolvem bots automatizados que atuam em um nicho muito pequeno e específico.
A triste realidade é que vivemos na era da replicação, os desejos de inovar não estão em lugar algum. Em vez disso, as pessoas se concentram na replicação do existente. Eles usam o que usariam em seu mundo analógico e defendem como a imaginação dessa coisa recriada para uma era descentralizada digital mudará o mundo. Claro, pode parecer impressionante, mas quando você analisa os detalhes…
Há um mal entendido fundamental sobre o que é a descentralização, seu propósito e por que isso seria um meio para atingir um fim. Sem entender que, por princípio, somos sentenciados a repetir os erros do passado. Muito parecido com a explosão da pontocom, a criptografia e blockchain encontrarão seu próprio acerto de contas e isso está se aproximando rapidamente. Torna-se tão difícil ver a floresta em vez das árvores que absolutamente tudo o que você encontra parece revolucionário ou como um fogo num lixão prestes a destruir o universo.
Você pensou que o crash de 2018 seria isso?
Nem chegou perto. Na verdade, esse era o sentimento público que corria solto e quase não tinha influência sobre o investimento ou a inovação no espaço. Sim, as ofertas iniciais de ações eram um investimento, mas não da maneira que normalmente importa, ou seja, o dinheiro arrecadado veio dos bolsos de ´investidores não sofisticados´ (não um termo que usei com carinho, mas correto para esse fim).
Isso significa que esses projetos eram elefantes brancos com nada além de esboços nas costas de um pacote de cigarro.
Não houve real ´due diligence´ em nenhum deles e eles levantaram capital em troca de um papel branco. Em vez de focar em coisas reais e que já tinham protótipos funcionais, o foco passou para nada além de recompensa financeira. Acontece que a ganância como incentivo para participar é um caminho improvável para grandes retornos.
O capital institucional certamente tem suas falhas, mas, na maior parte, pode ser utilizado para financiar projetos que se ajustam a um conjunto muito específico de expectativas. Isso de forma alguma garante seu sucesso, ou que os investimentos feitos são para pessoas que refletem a diversidade da diversidade no mundo, mas o tipo de análise da viabilidade de um investimento [que fizeram] fica em algum lugar entre um capricho e uma oração.
E isso é uma grande pena. Nós nos concentramos nos frutos dos galhos mais baixos, que normalmente são bons quando nos concentramos em uma tecnologia tão nova, mas nessa ocasião, verificou-se que elas estavam podres.
A solução então é exigir mais e desenvolver honestidade. Trata-se de garantir que agimos com integridade e não com ego. Trata-se de ser mais corajoso e ousado e abraçar a possibilidade de fracasso nas esperanças ou de chegar a um destino muito mais emocionante.
Você está recriando a roda? Nesse caso, use a roda que já existe.
Não deixe seu ego levar à miséria crescente, como muitos dos projetos que explodiram e agora caem e queimam. A promessa embutida na tecnologia blockchain é clara. Ela pode criar confiança em um mundo sem confiança. Uma solução final para o problema efêmero dos generais bizantinos. Onde historicamente os intermediários são obrigados a garantir a confiança, a tecnologia pode primeiro reduzir nossa dependência antes de torná-los completamente desnecessários.
Isso significa que Airbnb sem a necessidade da plataforma reduzir seus lucros. Isso significa Uber sem o tubarão sem rosto que todo mundo parece odiar.
O aplicativo blockchain matador ainda não foi inventado.
Por causa da ganância humana e do egoísmo individual. Em vez de construir o impossível, nos esquivamos da responsabilidade e seguimos o caminho mais fácil.
A verdade brutal é que, como o martelo de Thor, poucos são dignos de exercer o poder dessa tecnologia.
E são sua imaginação e bravura sonhar que ditarão se você irá exercê-lo.”