Enquanto a necessidade de ganhar permissão (opt-in) parece
ser óbvia para qualquer profissional de email veterano, você pode se
surpreender com quantas empresas tentam contornar ou interpretar de forma
livremente a expressão “opt-in” e buscar crescer sua lista de prospects de
qualquer maneira. Mas essa tática “avestruz” é contraproducente no final e pode
até descambar em ações legais. Quando você enviar emails não solicitados, você
põe em risco as comunicações futuras com seus destinatários, que deletarão as
mensagens, ou as marcarão como spam, ou até ajudarão a colocar sua empresa em listas
negras – afetando sua reputação como remetente e danificando a confiança do
consumidor em sua organização.
Algumas das melhores práticas em relação ao opt-in incluem:
- Assegure-se
de usar um processo apropriado de opt-in duplo. Opt-in duplo é o processo
de verificação que garante a autenticidade de uma assinatura solicitada
por email ou celular, confirmando-a de novo. Por exemplo, um novo
assinante pede para ser incluído em sua lista. Um email de confirmação é
enviado para verificar a identidade do assinante e fornecer uma
oportunidade adicional para o novo assinante confirmar que ele quer
assinar. Apenas após os dois opt-ins terem sido recebidos é que um
endereço deveria ir para o seu banco de dados.
- Pergunte
aos assinantes que estão em sua lista por mais de 12 meses se eles querem
continuar a receber seus emails e então retenha todos os dados de
permissão sobre cada assinante.
- Ofereça
aos seus assinantes oportunidades permanentes de mudar suas preferências
de recebimento.
de conteúdo, freqüência e valor