Chegou um novo Briefing doTrendwatching.com. Desta vez, com as principais tendências que eles identificam para o ano que vem. De cara, um aviso: eles não estão focados nas macrotendências, mas no que chamam “consumer trends”, ameaças e oportunidades para marcas e empreendedores criativos atuarem sobre as mutantes necessidades dos consumidores.
Neste post, vou simplesmente listá-las. A seguir, irei apresentando uma a uma, em um striptease bem sensual.
Vamos lá?
1- AAA – ATOS ALEATÓRIOS DE AMABILIDADE
Em 2011, não haverá desculpas para a sua marca não ser gentil. Você vai ver por que.
2 – URBANECONOMIA
Você está pronto para centenas de milhões de consumidores mais ousados e experientes? E esse é apenas um dos efeitos colaterais da rápida urbanização global..
3 – PANDEMÔNIO DE PREÇOS
Vendas relâmpago, grupo de compras, ofertas geradas por GPS: em 2011, o quesito preço nunca mais será o mesmo..
4 – MADE FOR CHINA (E PARA OS BRIC COMO UM TODO)
Eis uma tendência que nos interessa. Em 2011, espera-se um número crescente de marcas “ocidentais” lançando novos produtos ou mesmo novas marcas dedicadas a consumidores de mercados emergentes.
5 – SÍMBOLOS DE STATUS ONLINE
Em 2011, não tem erro: basta fornecer aos seus consumidores vidrados no online com um símbolo, virtual ou no “mundo real”, que os ajude a mostrar a seus pares as suas contribuições, criações ou popularidade online.
6 – WELLTHY (RIQUEZA + BEM ESTAR)
Como uma boa saúde é agora tão importante para alguns consumidores como possuir o maior, mais novo ou mais brilhantes símbolo de status, um número cada vez maior de consumidores querem produtos e serviços saudáveis em 2011 e que sejam preventivos ou até mesmo melhorem suas qualidades de vida.
7 – SOCIAL-LITES E TWINSUMERS
SOCIAL-LITES tem tudo a ver com descobertas, à medida em que os consumidores se tornam curadores – ativamente postando, publicando, remixando, compilando, comentando, compartilhando e recomendando conteúdo, produtos, compras e experiências tanto para seus amigos como para uma audiência maior.
8 – GENEROSIDADE EMERGENTE
Em 2011, será esperado cada vez mais de marcas e indivíduos poderosos de mercadosemergentes (sim, especialmente China) que dêem, doem, se preocupem e se envolvam em vez de apenas vender e pegar. E não apenas em seus países, mas em uma escala global.
9 -ESPONTANEIDADE PLANEJADA
Como os estilos de vida tornaram-se fragmentados, por causa dos densos ambientes urbanos oferecendo aos consumidores um grande número de opções e com os celulares/smartfones criando uma geração que tem pouca experiência em fazer (ou seguir) planos rígidos, 2011 verá muito dessa tal de Espontaneidade Planejada.
10 -ECO-SUPERIORIDADE
Em relação ao “consume verde”, em 2011, aguarde um crescimento de produtos “ecossuperiores”: produtos não apenas “eco-amigáveis”, mas realmente superiors aos concorrentes poluidores em todas as maneiras.
11 – OWNER-LESS
2011 pode ser o ano no qual compartilhar e alugar de fato entre na corrente principal da consciência dos consumidores.