As
equipes de marketing estão usando cada vez mais ferramentas e técnicas
de automação. Os profissionais de marketing modernos podem automatizar
tudo, desde enviar emails a agendar reuniões até postar em mídias
sociais. A tecnologia pode até mesmo cuidar automaticamente de algumas
tarefas associadas ao gerenciamento de equipes de marketing. De acordo
com uma análise recente da McKinsey, 25% do trabalho de um CEO e 35% das
tarefas de gerenciamento podem ser automatizados. Embora o setor de
marketing esteja gastando bilhões em automação e deva continuar a
aumentar os gastos, mais da metade dos profissionais de marketing
afirmam que estão lutando para obter sucesso com a automação devido à
falta de uma estratégia eficaz. Ferramentas de automação podem ser
úteis, mas você precisa ter cuidado para implementá-las de uma maneira
que traga resultados reais. Aqui estão cinco dicas para fazer isso.
a tecnologia do elemento humano pode melhorar a eficiência, mas não
será capaz de estimular qualquer mudança a longo prazo. Isso se aplica à
liderança, bem como a outros membros da equipe de marketing.
2. Concentre-se no valor que a automação fornece
Há
muita pressão para implementar soluções de automação para acompanhar a
concorrência. O que você precisa fazer é focar no valor que a tecnologia
fornece para você e sua organização. Esse conhecimento ajudará a guiar
seu uso das ferramentas e lhe dará a inspiração para se ater à sua
estratégia.
3. Atribuir tarefas automaticamente
Atribuir tarefas
aos funcionários – especialmente tarefas repetitivas – pode consumir
muito do tempo de um gerente. A automação pode ajudar a simplificar esse
processo e até torná-lo mais eficaz. Muitas ferramentas podem ajudá-lo a
atribuir tarefas à equipe, acompanhar o progresso e comunicar e
colaborar com os funcionários nos projetos.
4. Use dados para ajudar a tomar decisões
Embora
a intuição ainda desempenhe um papel, agora é mais fácil do que nunca
fazer backup de tomada de decisão, revisão de desempenho e outras
tarefas com dados.
5. Automatize tarefas administrativas repetitivas
de e-mails, agendamento de reuniões e manuseio de aprovações para
solicitações de folga e itens de linha de orçamento são exemplos de
tarefas automatizáveis.
Fonte: DMNews
comércio eletrônico, mas vêm crescendo rápido. Entre 2016 e 2018, como
canal de último toque dobraram a participação de visitantes nos sites de
varejo dos EUA, de acordo com dados do terceiro trimestre de 2018 da
Adobe. “O comércio social está ganhando força à medida que plataformas
como Instagram e Pinterest adicionam recursos relacionados a compras, e
os influenciadores só adicionaram combustível ao fogo”, disse o analista
principal da eMarketer, Andrew Lipsman. “Embora não seja o canal de
referência direta mais importante para o varejo, ele está crescendo mais
rapidamente.” Plataformas mais antigas, como o Facebook e o Twitter, há
muito tempo experimentam recursos de comércio social, mas a prática
nunca pegou. Então as redes sociais graficamente orientadas, como o
Instagram, apareceram e deram às marcas formas mais atraentes de mostrar
seus produtos. Em novembro passado, o Instagram introduziu três novos
recursos para impulsionar as compras no aplicativo. No mesmo mês, o
Snapchat também lançou um novo recurso de comércio social chamado “Shop
and Cop”. Mais recentemente, o Pinterest expandiu suas capacidades de
compra, antecipando seu IPO. Fonte: eMarketer
de seus outros produtos para permitir que os anunciantes combinem mais
facilmente com o marketing de TV endereçável. Os contratos com o Google
Preferred continuarão sendo necessários, dizem os especialistas, mas as
campanhas no YouTube TV ocuparão um silo separado dos outros serviços
cobertos por esses negócios. Fonte: Digiday