Claro que a resposta é sim – mesmo porque o mundo está abarrotado de exemplos – embora de simples e fácil não tenha nada. Para que isso aconteça é fundamental que anos antes a MARCA se desprenda da pessoa que concebeu, pariu, iluminou, deu alma, magnetizou. Se a MARCA não leva o nome ou algum tipo de referência a seu criador o desafio é menor. Mas não necessariamente essa referência se traduz de forma explícita. Em muitas MARCAS, nas melhores MARCAS, mesmo sem a referência, o vulto, a sombra, a presença do criador revela-se sempre presente.
TUFI DUEK, pelas notícias, deixa sua FORUM. A FORUM, a partir de agora, é exclusivamente uma das MARCAS do portfólio da AMC TEXTIL, de ALEXANDRE MENEGOTTI, ao lado de muitas outras MARCAS. No território da moda, as mais renomadas MARCAS viram partirem seus criadores, e permanecem mais que vivas: atuais e competitivas. Uns partiram por aposentadoria, outros porque morreram, mas, com expressiva incidência, muitas sobreviveram a seus criadores.
O que é administrar bem uma MARCA após seu criador? É mantê-la absolutamente relevante na cabeça e no coração das pessoas que a carregam dentro de si: clientes, admiradores, seguidores. E para tanto, a continuidade tem que preservar com absoluta competência e em todos os seus movimentos, suas características fundamentais, seu DNA. E, evoluir, preservar-se contemporânea, permanentemente. E surpreender, envolver, motivar, atrair, mobilizar, estreitando e reforçando todos os laços.
Assim, FORUM pode seguir sua trajetória, degenerar-se, ou morrer. Depois de quase 30 anos ganha um novo proprietário legal, uma nova empresa, uma nova casa, uma nova ou uma mesma proposta sob nova direção. Se mantiver-se sintonizada com seus admiradores continuará sua trajetória de sucesso e encantamento; se perder a sintonia, mergulhará no abandono e esquecimento.