Confesso: estou no meio do furacão. Trabalhando em uma corretora de valores seria impossível não ficar abalado com o que está ocorrendo no mundo. Com a Bolsa, caindo do jeito que tem caído nas últimas semanas, o clima fica difícil. Além do mais, a situação pegou-me exatamente no meio do planejamento da campanha de lançamento do novo posicionamento da empresa.
Mas, concretamente, nada ocorreu ainda na minha vida pessoal. E na de vocês? Quem já foi afetado na prática pela quebradeira dos bancos lá fora ou pelo mau passo de empresas nacionais que especularam com câmbio e foram pegas no contrapé? Quem é otimista a ponto de achar que não será afetado? E aqueles (imagino que a maioria) que ainda não foi afetado mas acredita que será para quando prevê o tsunami ou marola que seja?
E para as empresas? O que o marketing, e o marketing de relacionamento em especial, podem fazer para ajudá-las a saírem incólumes, ou o menos machucadas possível, dessa turbulência? Como manter clientes, ou pelo menos aqueles clientes mais valiosos?
Vamos tentar responder a essas questões? Aguardo comentários.