A mobilidade está no ar: Nokia apresenta 10 tendências

Foi um dos grandes temas do CES este ano, está sendo cada vez mais discutido. Mas você sabe exatamente como essa tal mobilidade pode afetar sua vida? O Instituto Nokia de Tecnologia listou 10 exemplos de como isso pode ocorrer. Matéria do MM Online.

Nokia aponta 10 tendências de mobilidade

A evolução constante da indústria mobile em todo o mundo – como não poderia deixar de ser – aparece como um grande desafio aos fabricantes de equipamentos e à cadeia como um todo. Empenhada em manter o caráter inovador de seus produtos e o desenvolvimento sustentável do mercado, a Nokia – através do Instituto Nokia de Tecnologia – preparou uma lista com os 10 assuntos sobre mobilidade que devem ganhar destaque ao longo dos próximos meses.

Segundo André Erthal, diretor da área de Experiência em Serviços do INdT, faz parte da missão da empresa pesquisar as melhores maneiras de conectar as pessoas, principalmente tendo em vista que a quantidade de aparelhos móveis equipados com navegadores deverá ultrapassar a marca de 1,82 bilhão de unidades até 2013. “O mundo nunca deixou de sofrer transformações no modo como as pessoas interagem e se relacionam na esfera das informações. Nós entendemos que é nosso papel pesquisar e desenvolver novas formas de conexão na proporção e na velocidade que a tecnologia nos permite”, comenta.

Confira a seguir, as dez tendências detectadas pela Nokia através dessa pesquisa:

Redes 4G – Elas seriam as responsáveis por proporcionar uma cobertura ampla e com alta capacidade de transmissão. Os pesquisadores do instituto acreditam que entre as aplicações mais utilizadas com sua evolução serão as transmissões de vídeos em alta definição, jogos online e multi-player, comércio eletrônico e uso de redes sociais.

Realidade Aumentada – Já utilizado, o recurso deve trazer novidades como GPS com câmera para melhorar o reconhecimento de ambientes de maneira remota e, consequentemente, levar mais possibilidades de interação com o usuário beneficiando ações publicitárias por geolocalização.

Games – De acordo com a empresa, os aplicativos de jogos são os mais procurados nas lojas virtuais e só tendem a crescer. O próprio Instituto da fabricante vem desenvolvendo jogos exclusivos para serem vendidos pela Ovi loja.

Cloud Computing – O armazenamento de dados fora da memória física dos aparelhos ganha cada vez mais força na indústria por suprir o problema de falta de espaço. As pesquisas atuais da própria Nokia estão direcionadas ao desenvolvimento de ferramentas que permitam essa conexão e armazenamento na nuvem.

Segurança – Recursos como reconhecimento facial do proprietário devem começar a aparecer embutidos nos dispositivos móveis. Outras tecnologias também deverão ser desenvolvidas no intuito de proteger os dados e informações pessoais carregadas pelas pessoas.

Aplicativos – A aposta é na intercompatibilidade dos aplicativos, que são desenvolvidos mirando diferentes plataformas móveis. O tempo de desenvolvimento também deve ser reduzido com possibilidade de produção de aplicativos praticamente em tempo real.

3D – É provável, segundo a pesquisa, que a tecnologia seja transportada para os celulares desde que diminuída a necessidade do uso de óculos especiais para visualização dos efeitos.

Redes Sociais via Mobile – A popularização do acesso a esses ambientes pelos dispositivos móveis é dada como certa com uma forte tendência de os aplicativos de acesso já virem embarcados em aparelhos mais simples. A integração das redes sociais com serviços baseados em geolocalização também é tendência.

Criação de Música – A exemplo do Nokia Loop, a fabricante acredita na popularização de aplicativos que permitem a criação de músicas pelos usuários através de trechos de voz, canções capturadas ou qualquer outro barulho. A integração com as redes sociais e tocadores de MP3, claro, é indispensável.

Educação para Sustentabilidade – A preocupação com o ambiente fará com que as empresas se dediquem a encontrar meios de fomentar a evolução desses conceitos via mobilidade. A Nokia, por exemplo, já conta com projetos que envolvem a sociedade nessas questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima