A próxima geração do email: otimização do conteúdo em tempo real

Por
Loren McDonald, vice-presidente de relações com a indústria da Silverpor,
fornecedora em soluções de marketing de engajamento

Cada
vez que alguém proclama a morte do email, novas tecnologias emerge e dão novo
frescor a essa ferramenta, permitindo que ela retenha seu título de peso-pesado
tecnológico no mundo do marketing.

A
próxima geração do email está tocando a campainha na porta. Ele está evoluindo
para um canal altamente otimizado que atrai dados dos consumidores e oferece
serviços e funções só encontrados atualmente em websites.

Para
os profissionais de marketing isso significa que os destinatários poderão ser conduzidos
para a decisão de compra quando clicam, dando-lhes um caminho mais curto para a
conversão, seja venda, registro no site, download de produtos, solicitação de
demo ou um cadastro.

Isso
não é sonho de uma noite de verão. Está acontecendo agora, com tecnologias que
operam em tempo real.

Serviços(por exemplo, Omniture Test &
Target e 8Seconds) que realizam testes tipo A/B e multivariados em conteúdo ao
vivo e servem automaticamente a combinação vencedora dentro da mesma campanha.

Recomendações
personalizadas de produtos servidas no corpo do email refletindo as preferências
do destinatário, histórico de compras ou outras interações com uma empresa
(Certona, Baynote, etc.).

Resenhas
atualizadas e personalizadas para refletir os interesses do destinatário,
compras e transações anteriores, e outras variáveis (BazaarVoice, PowerReviews,
etc.).

Teste em tempo real otimizam o email em
vôo

O que é excitante sobre isso não é apenas
o aspect “cool” (embora seja bem “cool” ver isso em ação).

Essa
tecnologia permite aos profissionais de marketing testarem conteúdo em tempo
real, usando automação que servem a combinação vencedora na campanha durante o
envio, em vez de utilizar peças diferentes em amostras das suas listas e então
aplicando os resultados na lista completa.

Isso
diminui o tempo entre testar e otimizar de dias para horas. Pense como isso
poderia ter aperfeiçoado a última campanha que você enviou na qual os
resultados não atingiram bem suas expectativas.

O
software entrega os emails teste aleatoriamente em sua lista e então rastreia
as ações a partir das mensagens. À medida em que os destinatários abrem e
respondem às mensagens, o software calcula um vencedor e então o entrega de
forma a fazer com que a lista alcança um nivel desejado de confiabilidade
(tipicamente um intervalo de 95).

Conteúdo dinâmico no ponto de chegada

Servir
conteúdo web personalizado a partir de dados dos consumidores tais como páginas
visitadas, compras passadas, dados demográficos e preferências é procedimento
operacional padrão. Contudo, conteúdo dinâmico em email não é mais a última
fronteira. Ao juntar esses conceitos, introduzimos ao email uma nova camada de
relevância e credibilidade.

A
capacidade de introduzir recomendações recentes e resenhas geradas pelos
consumidores permite a você criar e enviar mensagens de email altamente
dirigidas, personalizadas e enviadas no momento certo, que são mais relevantes,
envolventes e críveis do que qualquer oferta genérica e em massa de frete grátis.

Some
a isso otimização no momento do envoi e você tem potencial para conteúdo em
tempo real baseado em quando os seus destinatários abrem suas mensagens de
email e não só quando você as envia.

Otimização evolui além dos testes
ocasionais

Falamos
muito sobre otimização em email, testando vários aspectos de cada mensagem ao
longo de seu programa de email como um todo e então aplicando o que você
aprendeu para levar o seu programa até o nível mais alto.

No
entanto, otimização de conteúdo em tempo real leva esse conceito mais longe,
indo além de simplesmente “testar” para, em vez disso, server ativos de conteúdo
baseados em imagens com certeza de que uma abordagem vencerá uma outra. Essa
abordagem faz da tecnologia de testes um componente integral de cada email que
você envia.

Fonte:
Email Insider (MediaPost). Trad.: Fernando Guimarães

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