Eu estive tão ocupado hoje que nem me dei conta que era o dia fatídico, 16 de junho, anunciando pelo pessoal do Opera como o dia da reinvenção da web. Sorte que eu assino o newsletter Good Morning Silicon Valley e eles não esqueceram da data. Aí, eu dei uma olhada no site do Opera e descobri do que se trata. O Opera 10 vem com uma tecnologia chamada Opera Unite que serve como “framework” para serviços de fonte aberta, tipo Linux.
A versão inicial traz alguns exemplos básicos – serviços para compartilhar arquivos, fotos e música, um Lounge (chat host) para bater papo com os amigos e um “fridge”, que é um espaço público para as pessoas deixarem recados para você. Antes de falar do principal, porém, devo acrescentar que a Opera está confiando que desenvolvedores logo acrescentem muitos outros serviços. Há no site uma área especialmente desenvolvida para isso, com documentação detalhada.
O pulo do gato do browser (que tem até hoje uma penetração de menos de 2 por cento entre os usuários de língua inglesa – não tenho dados sobre o Brasil) é que qualquer um pode transformar o seu Opera em um servidor web. Basta instalar o serviço e fornecer a localização do seu web site file folder. Eu estou muito tentado a experimentar.