Uma semana dramática, marcada pela tragédia em que morreu Eduardo Campos, candidato à Presidência do Brasil.
Coincidentemente, uma companhia aérea teve que lutar para superar obstáculos. Segundo a Exame, a GOL registrou prejuízo líquido consolidado de 144,98 milhões de reais no segundo trimestre de 2014, montante 66,5% menor o montante registrado um ano antes. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o prejuízo foi de 241,1 milhões de reais, redução de 52,6% na mesma base de comparação.
Em compensação, vinda quase do mundo dos mortos, a Óleo e Gás Participações (ex-OGX) registrou lucro líquido contábil de 303,4 milhões de reais no segundo trimestre. Um ano antes, a petroleira fundada por Eike Batista havia registrado registrou prejuízo líquido de mais de 4,7 bilhões de reais.
Más notícias rondaram também a Pepsico e sua marca Toddynho. Cerca de 8.000 unidades do achocolatado foram recolhidos de supermercados do Rio Grande do Sul. A determinação foi feita nesta semana pela Secretaria de Saúde do Estado depois da reclamação de dois consumidores que apontaram alterações de sabor e odor no produto. Em comunicado, a Pepsico alegou que o lote contaminado estava bloqueado no centro de distribuição e chegou aos supermercados por engano.
Em compensação, na área automobilística, há uma boa notícia: a GM anunciou nesta semana que vai investir 6,5 bilhões de reais nas atividades no Brasil nos próximos cinco anos. Segundo a diretora-geral da montadora, Mary Teresa Barra, o montante será investido em produtos novos, na melhoria dos veículos atuais, em novas tecnologias e na manutenção das fábricas.
No campo das mídias sociais, uma novidade importante foi o lançamento dos relatórios “cross-device” pelo Facebook. Segundo a rede, a partir de agora, será possível mensurar e comparar o impacto por dispositivo, o que permite que o anunciante tenha acesso a dados separados por desktops, celulares ou tablets e a relação entre eles.
Fontes: Exame, Portal Abemd, ProXXIma, Social Media Examiner