Antes de começar a resenha, vejam ao lado o fantástico doodle, homenageando Erwin Schrödinger, que está na home do Google, hoje. Esse físico austríaco, que ganhou o Nobel, com uma equação sobre a evolução temporal do estado quântico de um sistema físico, e conhecida também como “a segunda Lei de Newton” da Mecânica Quântica, é conhecido pelo seu experimento “o gato de Schroedinger”. Ele faria 126 anos hoje.
A semana que passou não foi particularmente feliz para a TAM. A empresa ficou em evidência por dois fatos negativos. Um deles é a questão da demissão dos seus funcionários – mais de 500 (que se soma a uma anunciada redução de voos). O outro é a volta das audiências sobre o processo sobre o acidente de 2007.
A Vale também ofereceu más notícias. Esta semana, a mineradora apresentou seu balanço financeiro do segundo trimestre, com lucro líquido de 832 milhões de reais, queda de 85% na comparação com o mesmo período de 2012. A Vale divulgou perdas cambiais e monetária de 4,1 bilhões de reais e de 1,7 bilhões de reais com swaps de moedas no segundo trimestre – o que pesou no resultado.
Outra diminuição foi da participação de Abilio Diniz no Pão de Açúcar. Segundo a Folha, o empresário teria negociado metade de suas ações preferenciais, sem direito a voto, com o banco BTG Pactual, de André Estevez, por 490 milhões de reais.
Notícias boas vieram do setor automobilístico. A Honda anunciou que vai construir mais uma fábrica no Brasil, com investimentos de cerca de 1 bilhão de reais. A unidade deve ser instalada na cidade de Itirapina, interior de São Paulo. Em relação à GM, foi já dado como certo que o Brasil vai receber um investimento de 2,5 bilhões de reais da montadora. O montante estava sendo disputado também por mais dois países. O aporte deverá ir para a unidade de São José dos Campos.
Também é uma notícia boa, e dessa vez para os consumidores, a compra pela Raízen de uma participação de 10% na STP, dona do serviço de pagamento eletrônico Sem Parar, o que permitirá o uso da ferramenta na rede de postos de combustível da Shell. A operação foi anunciada na segunda-feira e fechada por valor 250 milhões de reais.
E o novo iPhone já tem data para ser revelado ao mundo. De acordo com informações do site All ThingsD, a Apple realizará um evento no dia 10 de setembro no qual anunciará uma versão “atualizada” do modelo atual, o iPhone 5S, e também o esperado iPhone 5C, com revestimento de plástico, múltiplas cores e preço mais baixo.
Nas mídias sociais, mais novidades do Facebook. Esta semana, a rede anunciou mudanças no algoritmo do feed de notícias, introduzindo dois novos recursos: Story Bumping, que permite trazer posts interessantes que você não tenha visto a ser batido até o topo do feed de notícias no final do dia, e Last Actor, que leva em conta as últimas 50 ações de um usuário e classifica os posts em função disso.
O YouTube também tem novidades. O Live Streaming está disponível para canais com mais de 100 assinantes e também passou a ser possível subir a sua imagem favorita para o custom thumbnail.
O LinkedIn lançou a capacidade do usuário candidatar-se a empregos via celular. E o Instagram lançou a versão 4.1.
Fontes: Exame, Techtudo, Social Media Examiner