Sem dúvida, a principal notícia da semana foi o imbroglio da Refinaria de Pasadena, cuja compra em 2006 pela Petrobrás está sendo questionada por meio mundo. Mas, em minha opinião, essa notícia tem pouco de negócios e marketing e muito de política. Permito-me deixá-la de lado e comentar notícias menos “manchetosas”.
A Volkswagen apresentou planos de investir 10 bilhões de reais no Brasil até 2018, corrigindo o número anterior, de 9,2 bilhões de reais entre 2012 e 2016, anunciado em outubro do ano passado. O anúncio foi feitopor Michael Macht, responsável da companhia pela região da América do Sul. Faz sentido: o Brasil é o quarto maior mercado do mundo para a empresa e é considerado chave para os ambiciosos planos da VW.
Outra notícia auspiciosa é a de que a Ambev tornou-se a terceira empresa mais rentável entre as 35 empresas de capital aberto da América Latina e Estados Unidos, com valor de mercado acima de 100 bilhões de dólares. A informação é do ranking feito e divulgado nesta semana pela consultoria Economática. A companhia ficou atrás apenas das americanas IBM e Home Depot, respectivamente, no quesito. O indicador da Ambev, em 2013, foi de 29%, enquanto a do IBM ficou em 78,65%.
Ainda no campo das boas notícias, a Caixa divulgou lucro líquido de 6,7 bilhões de reais em 2013. Foi o melhor resultado da história do banco e 19,2% maior do que o apresentado ao fim de 2012.
Já a Gol sofreu o oitavo trimestre seguido de prejuízo líquido, mas conseguiu reduzir as perdas em 95,7% no quarto trimestre de 2013. No período, as perdas da companhia somaram 19,3 milhões de reais.
A operadora de planos de saúde Intermédica foi vendida para o fundo de private equity Bain Capital por quase 2 bilhões de reais. O fundo, que já controla no Brasil a empresa de call center Atento, fica com 100% das ações da empresa e seu fundador, Paulo Barbanti, deve deixar o cotidiano da companhia.
No campo das mídias sociais, a notícia que frequentou as manchetes foi a compra da Oculus VR pelo Facebook por algo em torno de 2 bilhões de dólares. A empresa fabrica o Oculus Rift, um capacete de realidade virtual.
E o Twitter anunciou duas novidades: o tagueamento de fotos no mobile e a possibilidade de incluir até 4 fotos em cada tweet.
Fontes: Exame, Social Media Examiner