A semana que passou: analisando a corrida dos drones

GhostDrone 2.0, da chinesa EHang

Um ano atrás, Philip McNamara, diretor geral da Voxpro USA, escreveu um artigo para o TechCrunch chamado “Are Drones A Fad Or Here For Good?” Na semana passada, ele publicou um novo artigo em que responde a questão. “Não, os drones não são um modismo — eles estão aqui para ficar.” E apresenta uma série de dados para comprovar sua tese. 

O primeiro conjunto desses dados tem a ver com a aceitação crescente pelos consumidores. A FAA, informa McNamara, estima que foram vendidos 1 milhão de drones estiveram em ação durante a temporada de final de ano de 2015. É um aumento de 5 vezes em relação ao ano anterior. A marca líder é a DJI, mas outras marcas, como ParrotEHang 3DR estão brigando pelo alto do pódio. Assim como uma nova entrante, Zero Zero, que levantou US$25 milhões para seu drone-câmera.

O fato é que é há mercado para novos e inovadores drones. Inclusive há muitas startups surgindo, embora não seja fácil fazer um desses bichinhos voar no mercado. Mas o interesse é realmente grande como prova o volume de investimentos que está pousando na área. No ano passado, venture capitalists investiram US$450 milhões em 74 projetos de drone, quatro vezes mais do que em 2014, segundo a CB Insights, New York. Google, Amazon e Facebook estão construindo drones. E a Maersk completou com sucesso a primeira entrega de um tanque de petróleo na costa da Dinamarca, trazendo o foco da atividade para a redução de custos de frete, inspeções e entrega.

Além disso, com mais drones no ar, há uma grande necessidade de plataformas para garantir rotas seguras para os drones e para outros veículos aéreos. O que nos leva para a questão da legislação. McNamara acredita que este ano o congresso americano vai ter muito trabalho com os projetos envolvendo drones. E a jurisprudência americana deve orientar os demais países, acrescento.

Fonte: TechCrunch, Maersk, 3DR, EHang, Parrot, South China Morning Post, ATW Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima