A semana terminou com o mercado em choque. E em cheque. De repente, um dos maiores “queridinhos” dos editores-chefe de dez entre dez publicações de negócios no Brasil, o banqueiro André Esteves, foi apanhado com “a mão na botija”, como se dizia antigamente, e levado para a prisão.
Na sequência, o valor das ações de seu BTG Gradual começou um processo de derretimento que não se sabe onde pode parar. A reação inicial da instituição, substituindo Esteves por Persio Arida, aparentemente não resolveu. Uma outra medida já foi tomada: o banco começou a colocar seus ativos à venda. Começando pelos 12% que ainda possui na rede de hospitais D´Or — o valor dessa participação está estimado em 2 bilhões de reais.
Independentemente da evolução que venha a ocorrer, o incidente coloca em cheque também, e na minha visão, o caráter do capitalismo nacional. Até quando as empresas brasileiras serão, para o bem, mas principalmente para o mal, meras extensões de seus controladores — ou melhor, dos seus donos?
Numa direção mais positiva, o Brasil será o primeiro país a testar uma nova rede de restaurantes criada pelo grupo americano Bloomin´ Brands, dono do Outback. A companhia vai abrir na próxima terça-feira no shopping Eldorado, em São Paulo, a primeira unidade da marca Mexcla, um restaurante de comida saudável inspirado na culinária mexicana. Diferente das outras quatro redes de restaurantes do grupo, a Mexcla ficará na praça de alimentação dos shoppings centers e não terá garçons.
As vendas online da Black Friday no Brasil atingiram R$ 1,53 bi (76% a mais que 2014, informou a ClearSale, organizador da BlackFriday.com.br, em parceria com o BuscaDescontos. Esse resultado considera as vendas na sexta-feira e era o esperado.Foram realizados 3,122 milhões de pedidos ao preço médio de 492 reais, enquanto no ano anterior foram 2,092 milhões de encomendas, a um valor médio de 416 reais. Eletrodomésticos lideraram os pedidos com um faturamento de 370,8 milhões de reais, seguidos por celulares (327,9 milhões de reais), eletrônicos (240,2 milhões de reais) e informática (146,9 milhões de reais).
No campo das mídias sociais, o Snapchat está lançando um novo recurso, Story Explorer. E o
Twitter está oferecendo suporte nativo de vídeo a quem usa o sistema iOS 8 e em diante (mas estará disponível em Android brevemente). Com ele, os usuários poderão ver videos e GIFs em tela cheia sem precisar de webviews ou sair do aplicativo.
Fontes: Jornal CGN, Exame, Social Media Examiner, Snapchat/Blog, Twitter/Blog