Uma boa notícia: deixando de lado o fato de o segundo turno ser no próximo domingo e o clima de fla x flu estar cada vez mais quente, grandes redes varejistas, como C&A e Telhanorte, anunciaram que mantiveram seus planos de expansão para este ano e também para 2015.
Olhando para as perspectivas do mercado brasileiro a médio e longo prazos, a C&A, por exemplo, abriu 29 lojas em 2014. Agora, conta com 290 em praticamente todos os estados do país – a exceção é Tocantins, mas já está programada a abertura de uma lojas em Palmas, capital do estado.
A Telhanorte também foi por esse caminho: em 2014, voltou a abrir lojas – foram duas novas este ano e serão mais quatro ou cinco em 2015. A rede investirá R$ 80 milhões.
No mundo das companhias aéreas, a novidade foi anunciada pela Delta. A empresa ressuscitará sua passagem mais barata de classe econômica, “Basic Economy”, no intuito de impedir que a Spirit Airlines, uma operadora que oferece descontos muito vantajosos, roube viajantes de férias. A passagem “e-class” ultrabásica não permitirá aos passageiros obterem melhorias nos assentos nem modificarem seus voos no mesmo dia e eles serão os últimos a embarcar.
Em um mundo vizinho, o da indústria aeronáutica, a Mitsubishi Aircraft lançou neste sábado o primeiro jato comercial do Japão em meio século, com planos de vender mais de 2 mil aeronaves num mercado altamente competitivo.
Turbulência é o que, aparentemente, aguarda a indústria de TV a cabo. A HBO, rede de TV premium da Time Warnet e criadora de “Game of Thrones”, perturbou anteontem o setor, dizendo que planeja oferecer um serviço on-line nos EUA no ano que vem que não exigirá uma assinatura a serviços de TV a cabo ou por satélite. A Showtime, da CBS Corp., disse que talvez faça o mesmo. As mudanças poderiam ser uma ameaça para a Comcast Corp., para a Time Warner Cable Inc. e para a DirecTV. Embora ainda não tenha sido anunciado qual seria o custo da nova HBO autônoma, é provável que ela ofereça uma alternativa mais barata para telespectadores que querem parar de pagar US$ 50 ou mais por mês por pacotes padrão de TV a cabo com canais a que eles mal assistem.
Entre as mídias sociais, duas novidades do Facebook. A primeira é poder incluir stickers (figurinhas) nos comentários. Já estão disponíveis.
Em um nível mais sério, a rede lançou um recurso importante, Safety Check, através do qual, em casos de catástrofes, o usuário pode informar rápida e facilmente a familiares e amigos que está bem.
O Google Analytics apresentou nova interface, mais intuitiva e que permite gerenciar tags mais facilmente. E o Twitter anunciou o lançamento de Audio Cards
Fontes: Exame, Estadão, Bloomberg, Social Media Examiner, Facebook Newsroom, Google Anlytics Blog, Twitter Blog