Uma boa notícia para quem sacoleja Brasil afora em aviões cada vez mais desconfortáveis: a Gol iniciou a comercialização de sua “classe conforto” em todos os seus voos domésticos, que antes era exclusivo da ponte aérea Rio-São Paulo.
Agora, qualquer passageiro de voos nacionais pode optar por pagar um valor adicional para utilizar um dos assentos das primeiras fileiras da aeronave, com mais espaço. As passagens serão oferecidas para voos operados a partir de 1º de outubro.
Na área de telefonia, o grupo francês de mídia Vivendi concluiu um acordo para vender seu negócio brasileiro de banda larga GVT para a espanhola Telefónica por dinheiro e ações no valor de cerca de 7,2 bilhões de euros (9,29 bilhões de dólares), anunciaram as empresas nesta sexta-feira. O negócio ainda precisará ser aprovado pelas autoridades, mas já se sabe que os planos são incorporar a marca GVT à Vivo, formando o maior grupo de telecomunicações do país.
Outra aquisição em curso envolve o Grupo WPP e o Ibope. A família Montenegro está vendendo 40% das ações desta empresa para o grupo britânico, que já possuía 44% do Ibope Mídia, por cerca de R$ 400 milhões. O investimento do grupo britânico coincide com a chegada do instituto alemão GFK no país com a oferta de medição de audiência e pesquisa para emissoras a partir de 2015.
Representantes da Volkswagen do Brasil estiveram em São Carlos (SP na sexta, 19/9,, para anunciar um investimento de R$ 200 milhões na expansão da fábrica de motores na cidade. Eles entregaram o projeto de ampliação na prefeitura e pediram a colaboração para agilizar o andamento dos processos burocráticos, para que a empresa consiga atender a crescente demanda mundial por motores automotivos.
No campo das mídias sociais, a semana trouxe duas notícias interessantes. A primeira é que o Facebook alterou de novo a maneira como mostra nas newsfeeds dos usuários as atualizações de amigos e páginas. Segundo a rede, para mostrar as histórias certas na hora certa, o FB está usando dois recursos: linkar as histórias aos “trendings” para que você veja o que seus amigos ou páginas favoritas estão dizendo sobre o que está acontecendo de mais badalado no dia e publicando nos horários em que você costuma “curtir” ou comentar os assuntos.
A segunda notícia é do SlideShare. A rede de compartilhamento de apresentações lançou um recurso que transforma o que você publicou em GIFs animados. Chama-se GifDeck e foi desenvolvido por um engenheiro da empresa, sediado em Nova Delhi.
Fontes: Exame, Folha de S. Paulo, Social Media Examiner, Facebook/Newsroom, SlideShare Blog