O Salão do Automóvel de Paris começou no final de semana anterior e vai até 19 de outubro. Com mais de 50 montadoras expondo, modelos de cair o queixo seria o esperado. Mas as notícias principais envolveram os planos de negócios das empresas – principalmente os que envolvem o Brasil.
Daimler e Renault-Nissan anunciaram que irão expandir suas parcerias. Os projetos quadruplicaram e serão produzidos 12 modelos na Europa, Ásia e América do Norte.
O presidente da Ford, Mark Fields, afirmou que pretende aumentar as vendas globais entre 45% e 55% até 2020. Serão 9 milhões de carro por ano para atingir essa meta. A montadora também anunciou que irá atualizar 16 carros de seu portfólio em 2015. Este ano, a Ford lançou 23 modelos.
Outra novidade interessante envolve carros híbridos e elétricos. BMW, Lamborghini, Jaguar e Porsche lançaram versões híbridas ou elétricas de seus carros de luxo no Salão. Nesse campo, houve também o lançamento do carro conceito Renault Eolab. O presidente da empresa, Carlos Ghosn, declarou que o mercado brasileiro está em um momento “desapontador”, mas isso não muda os planos da empresa para o Brasil.
Para ficarmos entre as francesas, a Peugeot-Citroën também deve aumentar a participação por aqui, tanto na fabricação como na venda – o novo C4 Picasso deve começar a ser vendido no Brasil no primeiro semestre de 2015.
Ainda entre montadoras, embora não em Paris, a Mercedes-Benz do Brasil confirmou ontem que vai concentrar praticamente toda a produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e a de cabines e linha de pintura em Juiz de Fora (MG). Hoje, ambas fazem as duas operações. A fábrica paulista vai receber R$ 500 milhões extras em investimentos entre 2015 e 2018, e a mineira, R$ 230 milhões. Com o novo aporte de R$ 730 milhões o grupo totaliza investimentos de R$ 3,2 bilhões no País no período de 2010 a 2018.
Foi anunciado também que o Airbus Group NV está próximo de um acordo de investimentos com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras SA no valor de US$ 3,6 bilhões. A empresa aérea planeja adquirir pelo menos 35 unidades do A320neo e reduzir assim sua dependência da Embraer que até 2011 era sua única fornecedora.
No campo das mídias sociais, destaque para o Facebook, que lançou um novo recurso – Local Awareness Ads – para ajudar os anunciantes locais a atingir mais consumidores qualificados, e LinkedIn, que lançou um recurso adicional para a ferramenta Who´s Viewed Your Profile: um componente que mostra o que o usuário fez que levou a um específico aumento no engajamento.
Fontes: Exame, Social Media Examiner, Facebook For Business, LinkedIn Official Blog