A semana que passou: o Facebook anuncia expansão do Instant Articles

Instant ArticlesEm maio do ano passado, o Facebook  lançou um ferramenta para publicação de conteúdo diretamente dentro da rede social, em um layout especial que integra texto, fotos e vídeos em uma interface limpa e imersiva. O Instant Articles foi criado pelo Facebook para resolver um problema específico: a demora para baixar conteúdo da web móvel gerava uma experiência negativa para as pessoas que queriam ler notícias em seus celulares. Até agora, o recurso estava disponível apenas para algumas centenas de publishers em todo o mundo – inclusive no Brasil,onde a ferramenta foi lançada em 1/12/2015.

Na sexta, 19/2, Josh Roberts, gerente do produto, anunciou em um post no blog Facebook Media que, a partir da próxima F8 Conference, ou seja, em 12 de abril, o Instant Articles estará disponível para todos os publishers. Ou seja, não importa o tamanho da sua publicação, mesmo o menor dos blogs, passará a oferecer aos seus leitores no Facebook a oportunidade de uma experiência de leitura muito rápida de carregar e tremendamente imersiva. Vamos ficar contando os dias.

Continuando no campo das mídias sociais, o Twitter anunciou duas novas ferramentas de atendimento ao usuário. O objetivo, na próprias palavras do microblogging, é “ajudar as empresas a oferecer um serviço de atendimento ao usuário ainda melhor via Twitter. As ferramentas são umna maneria de simples de passar dos Tweets para as Mensagens Diretas e um novo recursos chamado Customer Feedback.

Outra novidade social: o Instagram confirmou que “iniciou o processo de exigir uma dupla autenticação”. Significa dizer que pedirá aos usuários para “verificar um número de telefone” além de email e senha antes de garantir acesso a uma conta de Instagram.

Saindo, literalmente, dessa órbita, na semana que passou, a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) lançou com sucesso um novo observatório espacial desenhado para estudar buracos negros, estrelas em processo de morte e a história dos grupos de galáxias. O X-ray Astronomy Satellite, conhecido como ASTRO-H, sera capaz de detectar raios-x com uma capacidade mais de 10 vezes superior à do seu predecessor, o Suzaku.

Salesforce fez outra aquisição com objetivo de reforçar sua tecnologia de “machine learning” e “big data analytics: PredictionIO, uma startup de Palo Alto que desenvolveu um servidor de machine learning em open source. De acordo com um post publicado pelo CEO e co-fundador Simon Chain, a empresa planeja usar alguns recursos para construir a própria máquina de aprendizagem como parte da SalesforceIQ. Mas a empresa continuará a utilizar outros desenvolvedores, acrescentou.

Fontes: CanalTech, Facebook Media, Social Media Examiner, Twitter/Blog, TechCrunch

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