A SXSW, feira anual de inovação e tecnologia que ocorre em Austin, Texas, foi um dos principais assuntos. Por alguns motivos, inclusive porque, a edição deste ano foi a em que os brasileiros descobriram a feira. Pelo número de artigos enviados para sites e blogs, muita gente de pindorama esteve lá.
Pena que isso ocorreu exatamente quando o evento, aparentemente, deixou de mirar o futuro — era de lá que vinham algumas das visões mais interessantes sobre as tecnologias que estavam vindo por aí — e passou a se preocupar mais com o futuro, com a aplicabilidade e a mercadabilidade das tecnologias que já estão entre nós.
Nessa direção, as tendências mais interessantes que apareceram lá foram aplicativos de video ao vivo, computação vestível (principalmente ligada à saúde e bem estar), mobilidade urbana, internet das coisas — e robótica! Em relação a esse tópico, ocorreu em Austin talvez a coisa mais parecida com o que ocorria nas antigas SXSW: um protesto anti-robot.
No dia 14, um pequeno grupo, portando cartazes e camisetas com frases que diziam “robots won´t care” e “stop the robots” (esse é o nome do grupo, aliás), marcou presença na “feira do futuro”, manifestando uma preocupação (justa?) sobre o perigo do crescimento descontrolado de equipamentos com inteligência artificial e robóticos.
O grupo tem um site — http://www.stoptherobots.org/ — e não é ludita, ou seja, anti-tecnologia, apenas quer assegurar que essas tecnologias sejam desenvolvidas de uma forma controlada.
Fora do SXSW, vale a pena destacar a iniciativa do Yahoo, que pretende resolver um dos problemas mais irritantes da Internet: a necessidade de memorizar senhas complicadas, ou correr o risco de ser hackeado. Para isso, lançou um sistema “on-demand” que envia uma senha que vale apenas uma vez quando você precisa se logar. Confira como funciona.
E o YouTube lançou um novo recurso para criadores de vídeos e parceiros do site: Cards. Com ele, o usuário poderá ser informado sobre outros videos, sites, playlists, etc., de forma atraente e envolvente.
Fontes: TechCrunch, Mashable, Yahoo.tumblr, Social Media Examiner, youtubecreators