A semana que passou: protestos, aquisições, hashtags, dashboards, etc.

A semana foi marcada pelos protestos contra o aumento do preços das passagens dos meios de transporte nas principais cidades brasileiras.

É bem verdade que as manifestações teriam sido bem menos visíveis se a polícia, principalmente em São Paulo, não resolvesse acabar com elas de forma violenta. De repente, um evento que atraíra alguns poucos milhares de pessoas e que gerou inicialmente mais perplexidade (afinal, o aumento de R$ 0,20 foi abaixo da inflação do período) do que apoio tomou um enorme impulso.

Nesta segunda, está marcada nova manifestação na capital paulista e a movimentação de estudantes no Facebook e até de torcidas organizadas é enorme. Há quem preveja que haverá 200 mil pessoas em Pinheiros. Veremos, como diria o cego.

No campo dos negócios, as aquisições continuaram em alta.

Logo no início da semana, a JBS anunciou a compra da Seara Brasil por 5,8 bilhões de reais.

A Aethra Sistema Automotivos comprou 100% do braço automotivo da Usimina. A operação foi fechada por 210 milhões de reais que serão pagos à vista.

A rede de varejo Leader, controlada pelo BTG Pactual, comprou a concorrente Seller, que possui 50 lojas em operação atualmente e forte presença em cidades do interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Os fundos de private equity Gávea, Kinea e Vinci compraram por 300 milhões de reais 47% de participação na locadora de veículos Unidas e, nesta semana, conseguiram o controle da companhia através de um aumento de capital no valor de   1.474,71 reais, mediante a emissão de 147.471.000 novas ações ordinárias, nominativas,  ao preço de emissão de  0,01 centavo por cada lote de 1.000 ações.

A Copa das Confederações começou  no sábado, com a vitória da seleção brasileira sobre o Japão por 3 a 0. Alguns dias antes, porém, a CBF e a Vivo haviam lançado um aplicativo oficial da Seleção Brasileira especialmente para o torneio. Disponível de forma gratuita na App Store, o aplicativo reúne as principais notícias sobre a equipe comandada por Felipão, além dos últimos resultados e uma tabela com todos os compromissos da Seleção na Copa das Confederações.

No campo das mídias sociais, quem marcou gol foi o Facebook, com o lançamento de seus hashtags. O recurso, lançado inicialmente no mercado americano, permite que, ao ser clicado, você veja um feed do que outras pessoas e páginas estão falando sobre o evento ou tópico. Similar a outros serviços como  Instagram, Twitter, Tumblr or Pinterest, os hashtags do Facebook permitirão adicionar contexto em um post ou indicar que ele faz parte de uma discussão mais ampla.

O Google+ também fez uma grande jogada, lançando seu dashboard. Com ele, será mais fácil gerenciar sua presença online. O dashboard do Google+ permite atualizar suas informações no Maps, Search e Google+ e oferece insights dos tópicos mais pesquisados. Empresas com atuação local também terão acesso ao AdWords Express e a campanhas do Offers.

Fonte: Exame, IDG Now, Mashable, Social Media Examiner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima