O site eMarketer publicou na sexta, 17/1, uma notícia importante para os profissionais brasileiros. De acordo com os dados recolhidos pela International Data Corporation (IDC), foram vendidos no Brasil, durante o terceiro trimestre de 2013, 10,4 milhões de smartphones – um aumento de 19% em relação ao trimestre anterior e de 147% em relação ao mesmo período de 2012.
Mais do que crescimento, os números da IDC apontam para uma mudança importante no mercado móvel no Brasil. Com os preços de smartphones caindo e as redes móveis continuando a se expandir, os consumidores estão trocando seus antigos celulares (feature phoes) por dispositivos inteligentes. Smartphones representaram cerca de 27,5% das vendas de telefonia móvel no Brasil no terceiro trimestre de 2012 e 58,1% no mesmo período no ano passado.
Impressionante também foi como a notícia foi divulgada por nossos veículos: “smartphones superam celulares convencionais no Brasil” foi a manchete no site ProXXIma. Sensacionalismo e desinformação.
Outra notícia interessante envolveu o Google. Numa demonstração de que a estratégia da gigante de Mountain View é crescer sem ligar muito para as sinergias aparentes, a empresa anunciou planos de adquirir a Nest Labs, fabricante de termostatos inteligentes e alarmes de fumaça, por 3,2 bilhões de dólares, uma das maiores aquisições da empresa de tecnologia.
Crescer é também o plano da Cencosud, maior grupo varejista da América Latina e quarto maior do Brasil.A companhia, que está no país desde 2007 e é dona dos supermercados GBarbosa e Perini, anunciou que irá investir 41 milhões de dólares no Brasil em 2014, abrindo 10 novas lojas e ampliando seu centro de distribuição.
No campo das mídias sociais, o Facebook anunciou na quinta, 16/1, o lançamento de seus “trending topics”, muito similares aos do Twitter. Por falar no microblogging, a rede do passarinho mudou seu design e anunciou novas ferramentas para anunciantes — eles poderão definir grupos de atuais ou potenciais consumidores com quem desejam se comunicar. Já o YouTube informou que está disponível uma nova ferramenta de gerenciamento de comentários.
Como última notícia, destacamos o fato de estarem abertas as inscrições para a 25ª turma do curso de Especialização em Marketing Direto = Marketing Direto. Único no Brasil, o curso, realizado pela ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto), oferece uma visão completa e atualizada de todo o arsenal que compõe o Marketing Direto. Inclusive sobre as novas ferramentas digitais – redes sociais, mobile, email marketing, entre outras. Ideal para quem atua na área e quer se reciclar, como estudantes e profissionais de marketing que necessitam aperfeiçoar seus conhecimentos nessa disciplina fundamental no diálogo com os consumidores. Informações pelo email [email protected] ou pelo telefone (11) 3129-3001.
Fontes: eMarketer, ProXXIma, Exame, Social Media Examiner, Portal Abemd