Pesquisa: faz cada vez mais sentido abolir fronteiras entre online e offline, marketing diálogo e branding
Foi publicado um novo relatório da eMarketer – Key Digital Trends for Q3 2013: How Omnichannel Is Blurring Boundaries Everywhere – com informações relevantes para quem defende o fortalecimento do marketing omnicanal. Segundo o estudo, os varejistas estão ansiosos com as indiscutíveis mudanças de hábitos dos consumidores em relação ao momento, o lugar, a plataforma e o dispositivo com que realizam as compras. Um exemplo é o significado de “mobile”. A maior parte do uso de um dispositivo móvel ocorre na residência, mas mobile já não diferencia um consumidor sedentário de alguém que está em movimento. O dispositivo móvel é apenas uma outra representação do consumidor, cada vez mais indistinto de qualquer outro dispositivo de computação. Outro insight da pesquisa tem a ver com fronteiras: elas estão cada vez mais borradas entre online e offline, assim como entre branding e comunicação com resposta direta, ou diálogo. A eMarketer estima que, do total de 42 bilhões de dólares que serão investidos em publicidade digital nos EUA em 2013, cerca de 60% irá para resposta direta.Portal Abemd
Estudo: mobile começa a se tornar crítico para bancos
De acordo com o xAD and Telmetrics Mobile Path to Purchase Study, Banking & Finance, cerca de 40% das atividades bancárias nos EUA já ocorre em smartphones e tablets. Metade dos consumidores buscam informações, mas a outra metade completa transações, como pagar contas ou transferir fundos. A conclusão é clara: sem um aplicativo móvel ou um site mobile, as marcas podem perder a conexão com os clientes. A pesquisa também descobriu que os consumidores consideram o uso de aplicativos mais fácil para completar uma transação, mas as pesquisas na web são feitas no desktop. Uma boa estratégia, aconselham os analistas, envolve um aplicativo móvel e um site otimizado, pois menos usuários baixam aplicativos, na comparação com a abertura de um navegador na web e ir diretamente para o site, mas têm taxas de engajamento significativamente maiores em comparação com sites móveis. Com alguma sobreposição, a audiência única de bancos e empresas financeiras nos EUA em março foi de 45,5% para aplicativo de Android e iPhone contra 49,6% para os navegadores. Portal Abemd
Campanha da American Express usa QR Codes para envolver seus clientes com paixões
Em junho, a American Express lançou um novo programa que tem por objetivo capacitar, inspirar e encorajar as pessoas a perseguir os projetos pelos quais tem paixão. Através do #PassionProject, as pessoas têm acesso a opiniões e sugestões de especialistas, conselhos, dicas e um concurso mensal para inspirar os consumidores a buscar os projetos que são importantes e significativos para suas vidas. “O programa reflete as conclusões do estudo American Express LifeTwist, que revelou que os americanos agora acreditam que o sucesso não está mais à sensação de conseguir chegar, mas definido principalmente pelas experiências que se acumulam e as paixões que perseguem durante toda a sua vidas “, disse Nancy Smith, vice-presidente de mídia global, conteúdo e comunidade em American Express, New York. “O estudo também descobriu que esses ‘projetos paixão’, definidos como a perseguição de um interesse ou hobby, são considerados um ingrediente importante para viver uma vida plena e bem sucedida pela grande maioria dos norte-americanos – 75%.” E agora a empresa de cartões resolveu dar um empurrão maior na campanha, incluindo códigos QR nas edições de outubro das revistas Food and Wine and Travel+Leisure. Eles direcionam os leitores para vídeos do YouTube como este – www.youtube.com/watch?v=MmLklGcAXCU – que conta a paixão de Helene Cornell, que restaura trailers dos anos 50 e 60 e oferece-os para alugar através da Airbnb (www.airbnb.com.br/about).Portal Abemd
Startup combina pagamentos móveis, sistema de fidelidade e caridade para apoiar negócios locais
O TechCrunch Disrupt SF é um dos principais congressos de novas tecnologias da atualidade. A edição 2013 ocorreu entre 7 e 11 de setembro. Um dos eventos mais aguardados era o Startup Alley, no qual novas empresas apresentam seus talentos e suas tecnologias para investidores e interessados em geral. Um destaque deste ano ficou a cargo da eGood, de Glendora, Califórnia. A empresa está construindo uma plataforma de fidelidade e check-in de lojas que permite aos consumidores fiéis a negócios locais não só comprar um café, por exemplo, mas ao mesmo tempo fazer uma doação a uma instituição de caridade. A operação da eGood está começando no sul da Califórnia (onde a empresa está sediada ), com planos de usar os US$ 3 milhões que acabou de receber de investidores-anjos para expandir sua presença na região e no restante do país. A ideia é que as empresas listadas como parceiras escolham instituições de caridade e organizações sem fins lucrativos para que seus clientes façam doações – até 5% do valor da compra irá para essas instituições e organizações. No momento, a eGood não oferece a possibilidade das empresas juntarem doações de usuários, ou dos consumidores escolherem a instituição de caridade para quem desejam doar, mas a empresa ainda está fazendo experiências com o seu modelo e pode adicionar um ou ambos destes recursos no futuro. Estão também testando um aplicativo de arrecadação de fundos que permitirá às empresas contribuírem com quantidades maiores – de 10, 20 ou 30 por cento das compras – para o beneficiário de sua escolha. Portal Abemd