O IBOPE Mídia lança em todo o país um mapeamento completo dos hábitos de uso de internet dos brasileiros.
A 21ª edição da pesquisa Internet Pop traz como novidades a inclusão de questões sobre os sites mais acessados no domicílio, informações sobre as operadoras que fornecem o serviço 3G e a mensuração das atividades realizadas no celular, como ouvir rádio AM e FM, assistir TV aberta e digital, assistir a vídeos e filmes, entre outros indicadores. A nova versão do estudo conta ainda com a inclusão de duas novas praças: Campinas (SP) e Florianópolis (SC).
O estudo Internet Pop aponta que o acesso à internet cresceu 10% em relação ao ano anterior: de 49% em 2008 para 54% em 2009, totalizando mais de 25 milhões brasileiros que costumam conectar-se à rede, ainda que de vez em quando.
Entre as pessoas que acessam à web por meio de outros equipamentos que não o computador, nas principais regiões metropolitanas do país, 66% o fazem pelo celular, 21% pelo Smartphone com tecnologia 3G, 9% por computador de mão/ palm top e 3% por Smartphone sem tecnologia 3G. Dentre estas pessoas, 25% acessam a internet diariamente.
O levantamento da 21ª edição da pesquisa Internet Pop foi realizado de 23/09/2009 a 06/10/2009, em onze mercados*, e contou com mais de 17 mil entrevistas com a população acima de 10 anos.
Os mercados avaliados são Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Recife (PE) , Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Distrito Federal (DF), Campinas (SP) e Florianópolis (SC).
A 21ª Internet Pop está disponível para aquisição no site www.ibope.com.