Será este o futuro do varejo?
A Alibaba fez uma parceria com a marca de moda Guess para abrir sua primeira loja conceito FashionAI em Hong Kong na semana passada. O movimento faz parte da iniciativa “Novo varejo” da Alibaba, que mescla o mundo digital com experiências tradicionais de loja. Cada item na loja é equipado com etiquetas que permitem que espelhos inteligentes e salas de adaptação inteligentes interajam com os clientes, com base em como eles interagem com a roupa.
Os clientes devem ter seus ID Taobao no telefones, que também são usados para rastrear interações com itens de vestuário e para fazer check-out e pagamentos.
Será o futuro do varejo? Uma coisa é certa: o Alibaba entende que ´online´ e ´offline´ são conceitos sem sentido, e que os compradores esperam que suas experiências na loja sejam tão transparente e personalizado quanto suas experiências digitais.
Mais curiosamente, o FashionAI do Alibaba – como o Echo Look da Amazon – é uma evidência de que os dois maiores gigantes do varejo no mundo acreditam que os clientes se sentirão à vontade recorrendo a algoritmos para consultoria de moda. E, embora você possa não estar no negócio de pedir a seus clientes que escolham entre duas roupas, você deveria estar se perguntando: “quais partes da nossa experiência do cliente continuarão sendo entregues por humanos, e onde as máquinas podem oferecer um melhor serviço?