Um relatório de previsões para o mercado publicitário em 2009 aponta cenário otimista para o Brasil. Produzido pela Zenith Optimedia, bureau do Grupo Publicis, o estudo prevê crescimento de 30% dos investimentos em mídia no País, o que coloca o mercado à frente de outros players do mundo.
Os dados também apuram outros países membros do BRIC, Rússia, Índia e China, que devem crescer 5%, 9% e 13%, respectivamente.
De acordo com as previsões, os resultados positivos obtidos pelos países emergentes devem se repetir nos anos seguintes, uma vez que serão os responsáveis por 89% do aumento em investimentos entre 2008 e 2011. Esse resultado também contribuirá para o crescimento no share global de 30% para 36%.
Outro dado mostra que o crescimento desse países ajudará a compensar a diminuição dos investimentos em grandes mercados, como Estados Unidos, com uma queda de 6,2%, e a Europa, com menos 1,0%. Além disso, o Zenith também baixou as previsões para Ásia e Pacifico, de 5,2% para 3,2% e Europa Central e Leste Europeu, de 12,7% para apenas 1,5%.