A Apple superou a Nokia no terceiro trimestre como a fabricante de celulares a gerar maior lucro operacional na indústria de celulares, de acordo com a empresa de pesquisa Strategy Analytics.
A Apple, que entrou no mercado de celulares apenas em meados de 2007 com seu iPhone, vendeu um recorde de 7,4 milhões de aparelhos no terceiro trimestre.
“Com os fortes volumes, altos preços no atacado e estreito controle de custos, a fabricante de computadores teve sucesso no mercado de telefones móveis com apenas dois anos nesse segmento”, disse o analista Alex Spektor, da Strategy Analytics.
A Apple não revela o lucro por linha de negócio, mas a empresa de pesquisa estima que o lucro operacional da Apple com o iPhone atingiu 1,6 bilhão de dólares no terceiro trimestre, comparado a 1,1 bilhão de dólares da Nokia.
A Apple tem dito que as vendas de iPhones de julho a setembro totalizaram 4,5 bilhões de dólares.
A Nokia vendeu 108,5 milhões de aparelhos no mesmo período, gerando receita de 6,9 bilhões de euros (10,36 bilhões de dólares). Mas seus lucros foram atingidos pela desaceleração econômica e por uma presença fraca nos Estados Unidos.
O market share da Nokia no mercado global de celulares ainda está perto dos 40 por cento, mas nos EUA a fatia da empresa é inferior a 10 por cento.
“Acreditamos que os EUA, onde a Nokia está atrás da Apple, é chave para recuperação da Nokia em 2010”, disse o analista Neil Mawston.
Fonte: Reuters