O UOL, em parceria com o Datafolha, realizou hoje a entrega do terceiro Prêmio Top of Mind Internet, iniciativa que reconhece as marcas mais lembradas pelos consumidores da web em 25 categorias.
Os vencedores foram apontados a partir de pesquisa realizada em seis capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília. Foram ouvidas 2.048 pessoas, com 14 anos ou mais e que acessam a internet pelo menos três vezes por semana. Os entrevistados tiveram de responder qual marca vem em primeiro lugar à sua mente em cada uma das categorias pesquisadas.
“O interesse pela publicidade online vem crescendo ano a ano. Por isso a importância do Top of Mind Internet, servir como principal referência para empresas e agências do retorno obtido com suas estratégias de comunicação na web”, destaca Enor Paiano, Diretor de Publicidade do UOL. Segundo o executivo, os resultados da pesquisa servem também de subsídio para enriquecer a análise sobre o posicionamento da marca em relação à concorrência e a performance junto a segmentos específicos – como uma região do país ou uma certa faixa etária – informações estratégicas para o planejamento de uma estratégia digital.
A margem de erro da pesquisa, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Quando ocorreu empate entre duas empresas, o awareness – soma dos percentuais daqueles que se lembram da marca em primeiro lugar com as demais marcas lembradas, independentemente da ordem de lembrança – foi usado como critério para definir o vencedor.
Conheça os vencedores das categorias:
DVD Player → LG
TV → LG
Câmera Digital → Sony
Refrigerador → Brastemp
Computador e Notebook → Dell e LG
Acessórios de Informática → Não houve vencedor *
Operadora de Telefonia Celular → Vivo e OI
Aparelho de Telefone Celular → Nokia
Banco → Itaú
Cartão de Crédito → Visa
Cerveja → Skol
Refrigerante → Coca-Cola
Lanchonete → McDonald’s
Cia. Aérea → GOL
Automóvel → Volkswagen e Fiat
TV por Assinatura → NET
Serviço Público → Não houve vencedor *
E-Commerce → Americanas.com
Higiene Pessoal → Não houve vencedor *
Produtos de Beleza → Natura
Artigo Esportivo → Nike
Plano de Saúde → Unimed
Categorias Especiais:
Top Teen → McDonald’s
Feminino → Natura
Heavy User → NET
* Nas categorias onde não houve vencedor, nenhuma empresa alcançou expressivo destaque em relação aos demais concorrentes
Será que onde figura a Gol entede-se também VARIG? ou entede-se que a VARIG morreu mesmo?
bjs