Assista o comercial, ganhe uma Pepsi. Não é o sonho de todo marketeiro direto?

O conceito sempre foi simples, na execução é que a porca torcia o rabo. Desde o início da TV, os profissionais de marketing direto buscavam maneiras de driblar a questão de que a realização da resposta implicava em interromper a experiência intrínseca do telespectador, que era usufruir do programa assistido. Por mais excitante e clara que fosse a oferta, aceitá-la implicava em, no mínimo, pegar o telefone, discar, ser atendido e fazer a transação. Dificilmente, isso era possível no tempo do intervalo.  Resultado: os comerciais de resposta direta só funcionavam nos horários marginais.

Mas nada como uma tecnologia depois da outra. E ainda bem que existem anunciantes inovadores o suficiente para experimentarem soluções ousadas. No caso, a Pepsi. A empresa começa a testar hoje uma nova solução do que podemos chamar “marketing diretíssimo”, com a distribuição de 50 mil cupons de refrigerantes grátis.

Funciona assim: os consumidores baixam um aplicativo chamado IntoNow para os seus iPhones e fazem “check-in”, isto é, acionam o aplicativo quando o comercial passa na TV. A ação é reconhecida, através de uma tecnologia ‘audio-fingerprinting’ e um cupom valendo uma garrafa de 600 mililitros de Pepsi Max é enviado para o celular. Mais ainda: a transação é compartilhada através das conexões do usuário no aplicativo, no Facebook e no Twitter.

São vários coelhos numa só cajadada: a Pepsi promove o novo refrigerante de caloria zero, reforça sua imagem como empresa ligada em tecnologia e ao mesmo tempo testa o potencial dos anúncios interativos na TV e o efeito do compartilhamento via mídias sociais.

A tecnologia do IntoNow faz mais do que simplesmente identificar o que o consumidor está assistindo. Ela identifica se ele está assistindo ao vivo, em um DVR ou em algum outro tipo de equipamento de gravação. Funcionará inclusive no vídeo publicado no YouTube (confira abaixo).

Fonte: AdAge

(a notícia não termina aqui. Aguarde o próximo post.)

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