Concorrência do Facebook e algumas falhas do aplicativo põem em dúvida seu futuro
Apesar de todo o barulho em torno do Snapchat e de um bem sucedido IPO, há quem considere que os dias de glória do aplicativo ficaram no passado (o tempo voa no mundo digital!). Criado em 2011 em cima da ideia de que fotos que desapareceriam em pouco tempo estimulariam a criatividade e a interação entre os usuários, em 2014, o aplicativo já tinha 71 milhões de usuários diários e já incluía videos,Stories e Chat, permitindo que as pessoas se conectassem de várias maneiras, embora mantendo a natureza efêmera. O passo seguinte foi a monetização, e surgiram os Snap Ads, Sponsored Geofilters e Lenses. Em 2016, já havia ultrapassado o Twitter em numero de usuários. Parecia que estávamos frente a um novo Facebook, mas dados recentes contam uma história diferente e menos favorável. A concorrência do Instagram Stories está afetando fortemente o crescimento do Snapchat. E o próprio Facebook lançou Messenger Day e Facebook Stories. As dificuldades realçaram os problemas intrínsecos ao aplicativo, com o fato de os usuários terem alguma dificuldade com a sua interface e os anunciantes reclamarem da falta de transparência. Fonte: Marketing Land
Nielsen escala inteligência artificial para os jogos à frente
A Nielsen anunciou na terça passada, 4/4, que acrescentou uma camada de inteligência artificial à sua nuvem de marketing para impulsionar o engajamento do consumidor através de personalização a partir de dados e otimização da audiência. A solução da Nielsen agrega dados de audiência conectados a múltiplas plataformas, incluindo email, social, mobile, programática e busca, e automaticamente otimiza segmentação da audiência para dirigir melhor os conteúdos de marketing. Com isso, entra na liga dos grandes, ao lado de Adobe, IBM, Salesforce, Microsoft e Maropost. Além disso, avalia o desempenho de campanhas e faz ajustes durante a operação, garantindo melhor ROI. A solução é uma tecnologia adaptativa que se atualiza automaticamente, diz a Nielsen. Fonte: MediaPost/AI Insider
Estudo: anunciantes renovam interesse em atribuição multicanal
Pesquisas recentes sugerem que, neste ano, ressurgiu um interesse por mensurações e atribuição multicanal, colocando-se ligeiramente à frente de outras táticas como análises gerais de audiência e compra programática de mídia. Quase 60% dos executivos de mídia e marketing digital pesquisados nos EUA em janeiro de 2017 pelo Interactive Advertising Bureau (IAB) e Winterberry Group disseram que vão se envolver mais com essas atividades este ano. É uma mudança significativa em relação aos dois anos anteriores, quando apenas um terço dos entrevistados disseram ser isso uma propriedade. Fonte: eMarketer