Caso Brahma: como uma ação de marketing pode se tornar um pesadelo para uma marca
A Brahma patrocina mais de 30 clubes brasileiros de futebol, ou seja, apóia mais de 30 torcidas que volta e meia se enfrentam no grito – e no braço. É o tipo de campo minado, sem dúvida. Quer outro do mesmo tipo? Mídias sociais. Agora, some os dois e você vai ter que ter muito cuidado para não pisar em uma bomba. Neste final de semana, estourou uma. Enfrentavam-se Sport e Flamengo pela primeira rodada do Brasileirão. E a Brahma resolveu aproveitar a ocasião para realizar uma ação de marketing: postou um video no YouTube, compartilhado pelo Facebook, um “flamenguista brahmeiro” fazia gracinhas, dizendo entre outras coisas que o Sport “vive na aba do Flamengo desde 1987” – referência ao título do time pernambucano no Campeonato Brasileiro – e ainda por cima ironizava os torcedores com a imitação mal elaborada de um sotaque nordestino. Obviamente, gerou uma ira santa nas bandas da Ilha do Retiro, rapidamente espalhada por todo o Recife, Pernambuco, Nordeste, etc. Leia a história completa e assista o video no site administradores.com.
Google conclui compra da Motorola e CEO paga conta
A compra da Motorola Mobility pelo Google foi oficializada nesta terça-feira, 22, por US$ 12,5 bilhões. O negócio anunciado em agosto do ano passado dependia da aprovação de autoridades regulatórias. A União Europeia e os Estados Unidos já haviam aprovado, mas faltava a confirmação das autoridades chinesas. O CEO da Motorola,Sanjay Jha, pediu demissão e será substituído pelo executivo do Google Dennis Woodside. Leia a matéria completa no ProXXIma. A mesma notícia, sob outro ângulo, pode ser acompanhada neste blog da IDG Now.
Microsoft lança rede social para estudantes
A Microsoft lançou na segunda-feira, 21, a rede social So.cl (pronuncia-se “social”), que possui várias semelhanças com o Facebook, tem seu foco em estudantes e assuntos acadêmicos. Leia a matéria completa no ProXXIma.
Casa ecológica feita com 4 mil pneus é construída em São Paulo
Uma casa ecológica está em fase de construção no município de Joanópolis, no estado de São Paulo. Ela já possui quatro mil pneus, mas a estimativa é de que conte com sete mil até o fim da construção. Também foram utilizadas garrafas PET e de vidro, além de latas de alumínio. Os pneus e latinhas compõem a parede. De acordo com o biólogo Yuri Sanada, a casa é a primeira com esse “sistema” no Brasil. Leia a matéria completa, com vídeo, no Ciclo Vivo.